Acessibilidade / Reportar erro

Coping religioso/espiritual em cuidadores informais de crianças com fissura de lábio e/ou palato disfágicas

RESUMO

Objetivos:

identificar o uso do coping religioso/espiritual em cuidadores informais de crianças com fissura de lábio e/ou palato, disfágicas, alimentadas exclusivamente por sonda.

Métodos:

estudo descritivo e transversal, incluindo 30 cuidadores informais. Para a coleta de dados, utilizou-se um Questionário Sociodemográfico e a Escala de Coping Religioso/Espiritual Breve. Para a análise estatística, utilizaram-se os testes de ANOVA, t de Student e a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%.

Resultados:

o uso do coping religioso/espiritual foi alto entre os participantes (média=3,71), com predomínio do positivo (média=3,30) comparado ao negativo (média=1,88). Evidenciou-se que, quanto maior a importância relatada da religiosidade/espiritualidade na vida dos participantes, maior foi o coping positivo (p=0,001).

Conclusões:

os cuidadores informais utilizaram o coping religioso/espiritual positivo como modalidade de enfrentamento das demandas de cuidados relacionadas à condição de saúde da criança. Esses achados apontam a importância de incluir a espiritualidade/religiosidade como indicadores de saúde.

Descritores:
Cuidadores; Fenda Labial; Fissura Palatina; Espiritualidade; Religião

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br