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Padrões do conhecer de enfermeiras sobre revelação do HIV à criança

RESUMO

Objetivos:

identificar e analisar os padrões do conhecer e as experiências de enfermeiras com a preparação de familiares para a revelação à criança que (con)vive com a soropositividade pelo HIV.

Métodos:

13 enfermeiras pediátricas do Rio de Janeiro participaram da pesquisa com o método criativo sensível. Dados foram tratados com análise de discurso de Orlandi e padrões do conhecer de Carper.

Resultados:

os discursos das enfermeiras revelaram formações imaginárias e ideológicas socioculturalmente construídas. O padrão de conhecer pessoal, sob influência da mídia negativa da doença na década de 1980, gerou estigma e preconceito. Os padrões empírico, estético e ético foram construídos nas capacitações e prática profissional das décadas de 1990-2010. Eles compuseram um contexto de (in)segurança sobre a competência, para contribuir na preparação de familiares para a revelação do HIV à criança.

Considerações Finais:

a experiência das enfermeiras demonstra conhecimentos para intervir e muitos desafios para sua apropriação prática.

Descritores:
Criança; Enfermeiras e Enfermeiros; HIV; Enfermagem Pediátrica; Revelação da Verdade

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