Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos diferentes métodos de monitoramento de limpeza de superfície em sala operatória

RESUMO

Objetivos:

avaliar diferentes métodos de monitoramento da presença de matéria orgânica ou biológica entre a limpeza e a desinfecção da sala cirúrgica.

Métodos:

trata-se de um estudo transversal utilizando a inspeção visual, amostras de trifosfato de adenosina e cultura microbiológica como indicadores para avaliação da limpeza e a desinfecção.

Resultados:

93,3% das áreas avaliadas visualmente neste estudo apresentavam-se visualmente limpas, mesmo na presença de altos níveis de bioluminescência no resultado de trifosfato de adenosina e análises microbiológicas detectando a presença de microrganismos relevantes para a formação de biofilmes.

Conclusões:

o processo de limpeza e desinfecção reduziu a carga microbiana e matéria orgânica das superfícies avaliadas, demonstrada pelos resultados obtidos pelo trifosfato de adenosina e avaliação microbiológica, mas a inspeção visual como ferramenta única para avaliar a eficácia da limpeza das superfícies, pode gerar uma falsa impressão de ambiente limpo.

Descritores:
Enfermagem; Salas de Cirurgia; Limpeza; Desinfecção; Contaminação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br