CI
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Título/
País do Estudo/
Ano de Publicação
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Competências (levantadas com base nas DCN de enfermagem) |
Estratégias (levantadas com base nos princípios, diretrizes e objetivos gerais e específicos da PNAISH) |
A1
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Como homens idosos cuidam de sua própria saúde na atenção básica?(1818 Sousa Queiroz T, Morais Santa Barbara Rehem TC, Morato Stival M, Schwerz Funghetto S, Ramos de Lima L, Guilherme Cardoso B , et al. Como homens idosos cuidam de sua própria saúde na atenção básica? Rev Bras Enferm. 2018;71. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0131 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
) Brasil - 2018 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, administração e gerenciamento, Educação Permanente. Específicas: compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência; atuar no programa de assistência à saúde do idoso; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas, de trabalhar em equipe e de usar adequadamente as novas tecnologias de informação e comunicação; identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem; planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde; interferir na dinâmica de trabalho institucional. |
Promover a educação em saúde de maneira eficiente e permanente aos homens idosos; oferecer incentivos aos homens para melhor adesão aos serviços de saúde; adequar os espaços na atenção primária para o acolhimento; estender os horários de consulta; separar os atendimentos por gênero; promover e divulgar a campanha Novembro Azul; provocar e estimular essa população específica, de modo a favorecer o protagonismo do público masculino no cuidado à saúde. |
A2
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Concepção de saúde e autocuidado pela população masculina de uma Unidade Básica de Saúde(1919 Xavier SQ, Ceolin T, Echevarría-Guanilo ME, da Costa Mendieta M. Concepção de saúde e autocuidado pela população masculina de uma Unidade Básica de Saúde. Enferm. Glob. 2015;14(4):44-75. doi: 10.6018/eglobal.14.4.193091 https://doi.org/10.6018/eglobal.14.4.193...
) Brasil - 2015 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação. Específicas: reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, assim como intervir no processo de trabalho; promover estilos de vida saudáveis dos usuários/comunidade; planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde; reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política em saúde. |
Promover educação em saúde; desenvolver atividades em grupo para trocas de experiência; planejar ações em saúde juntamente com o usuário; incentivar, por meio da promoção à saúde, hábitos saudáveis, socialização e lazer dos homens. |
A3
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O gênero masculino e os cuidados de saúde: a experiência de homens de um centro de saúde(2020 Bertolini DN, Simonetti JP. O gênero masculino e os cuidados de saúde: a experiência de homens de um centro de saúde. Esc Anna Nery. 2014;18(4):722-7. doi: 10.5935/1414-8145.20140103 https://doi.org/10.5935/1414-8145.201401...
) Brasil - 2014 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação. Específicas: compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; usar adequadamente as novas tecnologias de informação e comunicação; integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; planejar e implementar programa de educação e promoção à saúde; interferir na dinâmica de trabalho institucional. |
Melhorar os atendimentos do usuário nas campanhas; facilitar a compreensão do processo saúde-doença por meio de orientações; realizar reuniões de esclarecimentos; ofertar atendimento em grupo; criar setores separados de atendimento a mulheres e crianças; ofertar atendimento de urologia; ampliar o horário de atendimento do serviço. |
A4
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O homem na atenção básica: percepções de enfermeiros sobre as implicações do gênero na saúde(2121 Albuquerque GA, Leite MF, Belém JM, Nunes JF, Oliveira MA, Adami F. O homem na atenção básica: percepções de enfermeiros sobre as implicações do gênero na saúde. Esc Anna Nery. 2014;18(4):607-614. doi: 10.5935/1414-8145.20140086 https://doi.org/10.5935/1414-8145.201400...
) Brasil - 2014 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, Educação Permanente. Específicas: desenvolver formação técnico-científica; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; garantir a integralidade da assistência; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas, de comunicar-se e tomar decisões e de reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde; atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos; coordenar o processo de cuidar em enfermagem; implementar e participar dos programas de formação e qualificação continuada; assumir o compromisso ético, humanístico e social; reconhecer o papel social para atuar em atividades de política em saúde. |
Promover atendimento holístico e integral ao homem, assim como uma assistência de caráter preventivo, visando ao autocuidado; aproximar os profissionais de saúde dos ambientes nos quais a população masculina se concentra; ampliar os horários de atendimento; diminuir as filas e esperas; melhorar o espaço físico dos serviços; aumentar os recursos humanos e materiais; estimular o trabalho em equipe; promover a capacitação profissional; estabelecer parcerias com outras instituições; reforçar as ações e campanhas de educação em saúde; melhorar a abordagem de conteúdos técnico-científicos sobre saúde do homem na graduação. |
A5
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Conhecimento de uma Equipe da Estratégia Saúde da Família sobre A Política de Atenção à Saúde masculina(2222 Souza LP, Almeida ER, Queiroz MA, Silva JR, Souza AA, Figueiredo MF. Conhecimento de uma equipe da estratégia saúde da família sobre a política de atenção à saúde masculina. Trab. Educ. Saúde. 2014;12(2):291-304. doi: 10.1590/S1981-77462014000200005 https://doi.org/10.1590/S1981-7746201400...
) Brasil - 2014 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, Educação Permanente. Específicas: atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana; desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, e de trabalhar em equipe; reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem; desenvolver, participar de pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento. |
Promover e implementar a política de saúde do homem; incentivar e participar de estudos sobre a temática; qualificar profissionais da atenção primária para garantir a assistência aos homens; favorecer o diálogo e a troca entre usuário-profissional; incentivar a transdisciplinaridade entre diferentes saberes formais e informais; melhorar as demandas e os serviços voltados ao público masculino; atuar na educação em saúde com temas ligados à atenção integral à saúde do homem; promover a Educação Permanente dos trabalhadores. |
A6
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Política de saúde do homem: perspectivas de enfermeiras para sua implementação(2323 Alvarenga WA, Santos S, Costa Silva ME, Costa LD, Barbosa S, Rocha SS. Política de saúde do homem: perspectivas de enfermeiras para sua implementação. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2012 [2019 Jul 02];65(6):929-35. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v65n6/a07v65n6.pdf https://www.scielo.br/pdf/reben/v65n6/a0...
) Brasil - 2012 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, liderança, Educação Permanente. Específicas: compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; reconhecer as relações de trabalho; responder às especificidades regionais de saúde por meio de intervenções planejadas; assumir compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional; promover estilos de vida saudáveis; planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde e programas de qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem. |
Promover medidas assistenciais e educativas direcionadas a modificar hábitos não saudáveis do público masculino; sensibilizar este público para a necessidade de prevenção de IST, controle da violência de gênero e saúde reprodutiva; integrar segmentos sociais da rede de cuidados do homem; ampliar o horário e os turnos de atendimento; estimular o trabalho em equipe; definir protocolos de execução da PNAISH; ofertar treinamento aos profissionais. |
A7
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A visão dos profissionais sobre a presença e as demandas dos homens nos serviços de saúde: perspectivas para a análise da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem(2424 Knauth DR, Couto MT, Figueiredo WD. A visão dos profissionais sobre a presença e as demandas dos homens nos serviços de saúde: perspectivas para a análise da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Ciênc Saúde Colet. 2012;17:2617-26. doi: 10.1590/S1413-81232012001000011 https://doi.org/10.1590/S1413-8123201200...
) Brasil - 2012 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, Educação Permanente. Específicas: estabelecer novas relações com o contexto social; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; identificar as necessidades individuais da população, seus condicionantes e determinantes; gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética; interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo. |
Promover atividades de caráter de promoção e prevenção no contexto da rotina de funcionamento da unidade, ofertar atendimento com urologista, reorientar o atendimento que, por vezes, centraliza-se no "câncer de próstata"; ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde; ampliar a rede de referência e contrarreferência; ofertar capacitação contínua aos profissionais acerca das especificidades da saúde masculina. |
A8
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A Saúde do Homem na visão dos Enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde(2525 Silva PA, Furtado MD, Guilhon AB, Souza NV, David HM. A saúde do homem na visão dos enfermeiros de uma unidade básica de saúde. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 [2019 Jul 03];16(3):561-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n3/19 http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n3/19...
) Brasil - 2012 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, Educação Permanente. Específicas: usar adequadamente as novas tecnologias; identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde; gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo; interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo; utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde. |
Disponibilizar programas ou atividades direcionados especificamente para a população masculina; promover assistência integral aos homens; disponibilizar espaço e estrutura física adequada para acolher e atender a clientela masculina; ofertar atendimentos de urologia; promover educação em saúde aos usuários e educação continuada, a fim de capacitar os profissionais para o cuidado à saúde dos homens. |
A9
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Discussing a sensitive topic: Nurse practitioners' and physician assistants' communication strategies in managing patients with erectile dysfunction(2626 Green R, Kodish S. Discussing a sensitive topic: Nurse practitioners’ and physician assistants’ communication strategies in managing patients with erectile dysfunction. J Am Acad Nurse Pract. 2009;21(12):698-705. doi: 10.1111/j.1745-7599.2009.00464.x https://doi.org/10.1111/j.1745-7599.2009...
) Irlanda - 2009 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, Educação Permanente. Específicas: Estabelecer novas relações com o contexto social; reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência; assumir compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de intervir no processo de trabalho e de trabalhar em equipe. |
Participar de programas de educação continuada; aprofundar conhecimentos sobre a temática de disfunções e problemas sexuais e urológicos; promover vínculo entre usuário-enfermeira; permitir melhor comunicação ao abordar o homem para que ele verbalize e questione a respeito do distúrbio erétil; superar barreiras culturais e linguísticas; planejar a assistência destinando tempo para a promoção e educação à saúde do público masculino. |
A10
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Working patterns and perceived contribution of prostate cancer clinical nurse specialists: A mixed method investigation(2727 Ream E, Wilson-Barnett J, Faithfull S, Fincham L, Khoo V, Richardson A. Working patterns and perceived contribution of prostate cancer clinical nurse specialists: a mixed method investigation. Int J Nurs Stud. 2009;46(10):1345-54. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2009.03.006 https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2009....
) Reino Unido - 2009 |
Gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, Educação Permanente. Específicas: estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social; desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; coordenar o processo de cuidar em enfermagem; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de intervir no processo de trabalho e de trabalhar em equipe. |
Participar de qualificação específica e capacitação na assistência em áreas específicas à saúde do homem que abarcam oncologia e urologia; proporcionar intervenção física quando necessário; coordenar e planejar os cuidados de enfermagem ao usuário; atender às demandas e necessidades singulares da clientela masculina mediante acolhimento, aconselhamento, comunicação adequada, escuta sensível, suporte emocional, negociação e educação em saúde. |