Acessibilidade / Reportar erro

Cuidar em enfermagem na primeira infância: contribuições do reconhecimento intersubjetivo

RESUMO

Objetivo:

compreender elementos constitutivos do reconhecimento intersubjetivo relevantes para o cuidado de enfermagem na primeira infância, em prol do desenvolvimento integral infantil.

Método:

estudo reflexivo, fundamentado no conceito honnethiano de reconhecimento intersubjetivo nas dimensões do afeto, da defesa dos direitos e da estima social.

Resultados:

saberes e práticas de enfermagem, permeados pelo reconhecimento intersubjetivo nas referidas dimensões, contribuem para o dinamismo das relações interpessoais, produção da corresponsabilização e construção compartilhada do cuidado em saúde na primeira infância, com benefícios ao desenvolvimento integral.

Conclusão:

uma profícua articulação das três dimensões intersubjetivas permite a ampliação da compreensão da infância e do cuidado de enfermagem em saúde da criança no campo da promoção do desenvolvimento humano, contemplando o afeto, a defesa de direitos e a estima social nas relações estabelecidas, com possibilidades individuais e sociais futuras positivas.

Descritores:
Criança; Desenvolvimento Infantil; Enfermagem; Atenção Integral à Saúde; Relações Interpessoais

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br