Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de pessoas acima de 50 anos sobre envelhecer com HIV

RESUMO

Objetivo:

Analisar as representações sociais de pessoas acima de 50 anos sobre o envelhecer com vírus da imunodeficiência humana.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado com 13 pessoas vivendo com o vírus, atendidas por um serviço de atenção especializada no tratamento de doenças infectocontagiosas. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pela hermenêutica dialética, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

Mediante a relação expressiva dos relatos, emergiram as seguintes categorias empíricas: O momento do diagnóstico e sentimentos da descoberta; Representações do envelhecer com vírus da imunodeficiência humana; e Ressignificando a vida.

Considerações finais:

O estudo demonstrou que existe discriminação referente à infecção associada ao envelhecer no conjunto das relações sociais, o que requer mudanças nas concepções da sociedade a respeito desse objeto, das próprias pessoas soropositivas e do sistema de saúde na emancipação da pessoa vivendo com a doença, visando o envelhecimento ativo e com qualidade.

Descritores:
Envelhecimento; HIV; Estigma Social; Emoções; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br