Acessibilidade / Reportar erro

Rede social de adolescentes que necessitam de atenção especial à saúde

RESUMO

Objetivo:

Descrever a rede social de adolescentes que necessitam de atenção especial à saúde.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado entre 2016 e 2017 no ambulatório pediátrico de um hospital de ensino no sul do Brasil. Foram realizadas 35 entrevistas semiestruturadas com adolescentes entre 12 a 18 anos de idade, seguidas pela construção de genogramas e ecomapas. Após a dupla transcrição, as enunciações foram submetidas à análise de discurso pechetiana.

Resultados:

A rede institucional é composta por serviços de saúde, escolas e entidades religiosas, além de familiares e amigos dos adolescentes. Na rede familiar, as mulheres são enaltecidas, representadas pelas mães, avós e tias.

Considerações Finais:

A rede social dos adolescentes é composta pelos círculos institucional e familiar. Na ótica dos adolescentes, o serviço terciário é mais resolutivo e por isso é o mais utilizado. Sugere-se articular as políticas e os serviços de saúde para o acesso e continuidade do cuidado desses adolescentes.

Descritores:
Adolescente; Doença Crônica; Apoio Social; Serviços de Saúde; Atenção Integral à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br