Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias não farmacológicas na analgesia de adultos e idosos em procedimentos endovasculares: revisão de escopo

RESUMO

Objetivos:

identificar as principais estratégias não farmacológicas utilizadas na prática clínica na analgesia de adultos e idosos em procedimentos endovasculares.

Métodos:

é uma revisão de escopo, realizada em julho de 2021, em 12 fontes de dados nacionais e internacionais. Seguiram-se as recomendações do JBI e do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Foram selecionados 13 estudos para compor a amostra, sem recorte temporal ou de idioma.

Resultados:

as principais estratégias não farmacológicas encontradas foram: compressa com gelo, uso da música e reflexologia. Os procedimentos mais prevalentes foram: angiografia coronariana, cateterismo venoso periférico e retirada de cateter femoral. A mensuração da dor pela Escala Visual Numérica e Escala Visual Analógica descreveram redução da dor de adultos e idosos.

Conclusões:

as principais estratégias não farmacológicas encontradas foram compressa com gelo, uso da música e reflexologia, que reduzem a dor de adultos e idosos.

Descritores:
Adulto; Idoso; Terapias Complementares; Analgesia; Procedimentos Endovasculares.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br