Acessibilidade / Reportar erro

O trabalho multiprofissional nos Centros de Atenção Psicossocial de São Paulo

RESUMO

Objetivo:

Analisar como profissionais compreendiam a multi, inter e transprofissionalidade e como essas práticas aconteciam nos CAPS de São Paulo/SP.

Método:

Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, e uso da Análise de Conteúdo. Foram entrevistados 27 profissionais de nove CAPS.

Resultados:

Organizados em duas categorias: definição de trabalho em equipe multiprofissional, interprofissional e transprofissional em Saúde Mental; e aspectos específicos das profissões e Concepções sobre o trabalho em equipe multi, inter e transprofissional no cotidiano. Dificuldades em conceituar modalidades de integração disciplinar, pouca problematização na realidade dos trabalhadores e questionamentos das práticas específicas de cada área. Foram problematizados os dispositivos em que se dão o distanciamento das Políticas Públicas.

Considerações finais:

Há coexistência dos paradigmas biomédico, manicomial e da Atenção Psicossocial nos discursos e ações das equipes, a comprometer a efetivação da Reforma Psiquiátrica. A prática se encontrava próxima das ideias de integração e de interdisciplinaridade auxiliar e não da construção efetiva de saberes e projetos terapêuticos compartilhados.

Descritores:
Saúde Mental; Políticas Públicas de Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Comunicação Interdisciplinar; Serviços Comunitários de Saúde Mental

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br