Acessibilidade / Reportar erro

Assistência de enfermagem prestada às pessoas privadas de liberdade no ambiente hospitalar

RESUMO

Objetivos:

Descrever a assistência de enfermagem prestada às pessoas privadas de liberdade (PPL) no ambiente hospitalar.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 38 profissionais de enfermagem, entre os meses de março a julho de 2016, em três hospitais regionais localizados no Nordeste do Brasil. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados.

Resultados:

Da análise emergiram duas categorias: assistência de enfermagem prestada às pessoas privadas de liberdade no contexto hospitalar e autoavaliação da assistência de enfermagem prestada às pessoas privadas de liberdade.

Considerações finais:

A assistência de enfermagem prestada às pessoas privadas de liberdade no ambiente hospitalar limita-se a procedimentos técnicos, demonstrando um processo-de-trabalho fragmentado e aquém do preconizado pelas políticas públicas vigentes. Identificou-se que a carência estrutural, sobretudo no tocante à segurança no ambiente hospitalar, associada à falta de capacitação dos profissionais para lidar com esta clientela dificultam a assistência de enfermagem nesse contexto.

Descritores:
Assistência de Enfermagem; Assistência Hospitalar; Prisioneiros; Prisões; Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br