Acessibilidade / Reportar erro

Reconciliação medicamentosa em pediatria: validação de instrumentos para a prevenção de erros na medicação

RESUMO

Objetivos:

elaborar e validar o conteúdo de dois instrumentos para a promoção da reconciliação medicamentosa na transição dos cuidados de crianças hospitalizadas.

Métodos:

estudo metodológico realizado em cinco etapas: revisão de escopo para estrutura conceitual; elaboração da versão inicial; validação do conteúdo com cinco especialistas utilizando a Técnica Delphi; reavaliação; e construção da versão final dos instrumentos. Adotou-se o índice de validade de conteúdo de, no mínimo, 0.80.

Resultados:

foram realizadas três rodadas de avaliação para alcance de índice de validade nos conteúdos propostos, sendo necessária nova análise de 50% dos 20 itens do instrumento destinado às famílias, e 28,5% dos 21 itens destinados aos profissionais. O instrumento direcionado às famílias atingiu índice de 0,93; e o instrumento, aos profissionais, 0,90.

Conclusões:

os instrumentos propostos foram validados, sendo possível prosseguir com estudo de implementação prática para identificar influência na segurança durante a reconciliação medicamentosa na transição dos cuidados.

Descritores:
Reconciliação de Medicamentos; Segurança do Paciente; Pediatria; Erros de Medicação; Relação Profissional-Família.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br