Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades no aconselhamento nutricional e acompanhamento do crescimento infantil: perspectiva de profissionais

RESUMO

Introdução:

Aconselhamento nutricional e acompanhamento do crescimento são prioritários na assistência à criança, porém, ainda não estão plenamente incorporados na atenção básica.

Objetivo:

Conhecer as dificuldades para realizar aconselhamento nutricional e acompanhamento do crescimento infantil, na perspectiva de profissionais de saúde.

Método:

Estudo qualitativo, fundamentado no referencial de Donabedian, desenvolvido com 53 profissionais de saúde da atenção básica. Dados foram obtidos por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

As principais dificuldades para o aconselhamento nutricional reuniram-se na categoria ‘percepções e crenças relacionadas à alimentação infantil’. Para o acompanhamento do crescimento, as categorias ‘problemas de infraestrutura e funcionamento dos serviços de saúde’ e ‘manutenção do modelo médico hegemônico’ representaram as principais dificuldades.

Considerações finais:

Além de investimentos na infraestrutura, é imprescindível que capacitações em serviço considerem crenças e experiências dos profissionais para que, de fato, o aconselhamento nutricional e acompanhamento do crescimento infantil sejam incorporados na atenção básica.

Descritores:
Nutrição da Criança; Cuidado da Criança; Enfermagem de Atenção Primária; Pesquisa Qualitativa; Atenção Primária à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br