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Motivação para a formação profissional: significados para o enfermeiro de terapia intensiva neonatal

RESUMO

Objetivos:

analisar a motivação de enfermeiros de Terapia Intensiva Neonatal e os significados atribuídos à continuidade da formação profissional.

Métodos:

estudo qualitativo, desenvolvido entre agosto e dezembro de 2018, a partir de entrevistas com 16 enfermeiras atuantes em Terapia Intensiva Neonatal em cidades de sete Regionais de Saúde do Estado de São Paulo. A teoria da autodeterminação e análise de narrativa sustentaram este estudo.

Resultados:

tem-se como enredo a busca por especialização e qualificação do cuidado, estando a motivação para formação, inicialmente, assentada na especialização e qualificação do cuidado. Com o tempo, elas revisitam entendimentos portados acerca do cuidado, fazendo ponderações sobre a formação, fatores que influenciam na motivação.

Considerações Finais:

a motivação expressa pelo enfermeiro na busca por formação mostra-se através de movimentos marcados pela limitação apreendida na prática sobre o cuidado ao neonato de risco e aquisição de conhecimento para atuação com qualidade nesse cenário específico de saúde.

Descritores:
Enfermeiras e Enfermeiros; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Educação de Pós-Graduação; Motivação; Recém-Nascido Prematuro

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