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Crenças em saúde e adesão de idosos às medidas preventivas de quedas: estudo quase experimental

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito de uma intervenção educativa nas crenças em saúde e na adesão de idosos às medidas preventivas de quedas.

Métodos:

Estudo quase experimental, realizado em Centro de Convivência para Idosos. Concluíram a intervenção 68 idosos. A intervenção consistiu em quatro encontros com foco nas crenças sobre quedas e prevenção, e a avaliação ocorreu na baseline e 30 dias após o término.

Resultados:

Predominaram entre os idosos: mulheres (83,82%), um a quatro anos de estudo (36,76%), com problemas de saúde (95,59%); e 48,53% tiveram queda. Houve aumento significante na percepção de suscetibilidade, da severidade, dos benefícios, das barreiras e no escore total de crenças em saúde pós-intervenção educativa. Ao somar a adesão total à parcial, houve aumento significante da adesão dos idosos às medidas preventivas de quedas pós-intervenção educativa.

Conclusão:

Intervenção educativa foi capaz de melhorar as crenças e a adesão dos idosos às medidas preventivas de quedas.

Descritores:
Idoso; Acidentes por Quedas; Educação em Saúde; Prevenção de Acidentes; Cooperação e Adesão ao Tratamento

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