Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado de enfermeiras a idosos com doença arterial coronariana na perspectiva da Teoria das Transições

RESUMO

Objetivo:

Analisar o planejamento e implementação do cuidado de transição hospital-domicílio de enfermeiras à pessoa idosa com doença arterial coronariana.

Métodos:

Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial teórico a Teoria das Transições. Participaram 12 enfermeiras atuantes em um hospital-referência em cardiologia da cidade de Salvador-BA. Realizou-se entrevista semiestruturada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018; e analisaram-se os dados pela técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

O cuidado de transição é efetuado no dia da alta. A presença do familiar foi considerada facilitadora; e a baixa adesão, condição financeira e nível de escolaridade foram apontados como inibidores da sua implementação. A reinternação é o indicador de resultado do cuidado de transição.

Considerações finais:

O cuidado de transição é planejado e implementado de maneira ineficaz. É necessário que ele proporcione segurança na gestão do autocuidado em domicílio do idoso com doença coronariana e de sua família.

Descritores:
Cuidado de Transição; Idoso; Enfermagem; Doença Arterial Coronariana; Assistência Centrada no Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br