Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade funcional e apoio social de pessoas acometidas por acidente vascular encefálico

RESUMO

Objetivo:

Investigar a capacidade funcional e a sua relação com o nível de apoio social de pessoas acometidas por acidente vascular encefálico.

Métodos:

Pesquisa transversal e quantitativa, realizada com 108 indivíduos com sequelas de acidente vascular encefálico em João Pessoa/PB. Os dados foram coletados por entrevistas, utilizando um instrumento sociodemográfico, o Índice de Barthel e a Escala de Apoio Social.

Resultados:

Foi observada uma prevalência de dependência funcional de 93,5% e destacou-se a dependência leve em 40,7%. O apoio social médio foi o mais encontrado, com 48,2%. As dimensões da escala de apoio social que predominaram foram a dimensão material seguida da emocional. Evidenciou-se uma associação significativa (p ≤ 0,05) entre dependência muito grave e apoio social alto.

Conclusão:

Os resultados encontrados permitem refletir sobre a necessidade do envolvimento dos profissionais de saúde no fortalecimento do apoio social aos pacientes acometidos por doenças incapacitantes, como o acidente vascular encefálico.

Descritores:
Acidente Vascular Cerebral; Atividades Cotidianas; Apoio Social; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br