Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde na demência: um estudo quase experimental

RESUMO

Objetivos:

avaliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre demência antes e após a oficina de capacitação para detecção de sinais da doença.

Métodos:

estudo quase-experimental com 33 agentes comunitários, no qual foram coletadas informações sociodemográficas e de conhecimento sobre demência, avaliadas pela Alzheimer’s Disease Knowledge Scale, no pré e pós-oficina. Houve 10 encontros semanais, online e síncronos. Utilizou-se o teste t de Student para amostras relacionadas e calculou-se o tamanho do efeito.

Resultados:

enquanto a média de pontos na avaliação inicial, por meio do instrumento de medida, foi de 16,3, na avaliação final foi de 21,24. Observou-se aumento na pontuação na escala após a participação na oficina, com um valor de 4,94.

Conclusões:

é urgente investir na educação permanente desses profissionais para maior conscientização na detecção oportuna de casos de demência ainda na atenção básica e conscientização de fatores potencialmente modificáveis.

Descritores:
Capacitação; Agentes Comunitários de Saúde; Demência; Estratégias de eSaúde; Envelhecimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br