Acessibilidade / Reportar erro

Conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer

RESUMO

Objetivo:

Verificar a força da associação entre os indicadores clínicos de Conforto prejudicado e o setor de avaliação no hospital, a faixa etária e o sexo de pacientes com câncer.

Método:

Estudo transversal, realizado em um hospital pediátrico, com 192 crianças e adolescentes. Para a coleta, utilizou-se um instrumento desenvolvido para o estudo.

Resultados:

A maior parte da amostra era do sexo masculino, com idade mediana de 11 anos. Choro, Relato de falta de satisfação com a situação, Relato de sentir frio e Relato de sentir-se desconfortável foram os indicadores mais evidenciados entre os pacientes internados. Choro e Medo estiveram mais prevalentes nas crianças em comparação aos adolescentes, sendo que os meninos foram os que mais verbalizaram o Relato de falta de sentir-se à vontade com a situação.

Conclusão:

O estudo possibilitou verificar a força de associação dos indicadores de Conforto prejudicado manifestados por crianças e adolescentes com câncer.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Câncer; Criança; Adolescente; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br