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Validação de conteúdo em conceitos de gestão e gerenciamento na Enfermagem

RESUMO

Objetivos:

definir e validar 37 conceitos emanados da epistemologia do saber sobre Administração em Enfermagem.

Métodos:

estudo teórico-metodológico empregando a técnica Delphi em 37 conceitos e definições construídos segundo o saber de mais de meio século de pesquisas sobre Administração em Enfermagem. Os conceitos foram submetidos ao julgamento de um painel de 21 juízes e a validação mensurada pelo índice de validade de conteúdo (> 0,78) e coeficiente Kappa (> 0,61).

Resultados:

enunciação de 37 conceitos e definições capazes de refletir o saber sobre Administração em Enfermagem. Os 37 conceitos foram validados pelos juízes, resultando em índices de validade de conteúdo que variaram de 0,81 a 1,00, com confiabilidade superior a 0,79.

Conclusões:

a solução epistemológica apresentada foi validada pelos juízes com índices superiores a 0,80 e alta confiabilidade de acordo universal, configurando-se em um novo objeto de entendimento ontológico para comunidade científica de enfermagem.

Descritores:
Pesquisa em Administração de Enfermagem; Enfermagem Baseada em Evidências; Epistemologia; Formação de Conceito; Estudos de Validação

ABSTRACT

Objectives:

to define and validate 37 concepts emanating from the epistemology of knowledge about Nursing Administration.

Methods:

theoretical-methodological study using the Delphi technique in 37 concepts and definitions built on the knowledge of more than half a century of research on Nursing Administration. The concepts were submitted to the judgment of a panel of 21 judges and the validation was measured by the content validity index (> 0.78) and Kappa coefficient (> 0.61).

Results:

enunciation of 37 concepts and definitions capable of reflecting the knowledge about Nursing Administration. The 37 concepts were validated by the judges, resulting in content validity indices that ranged from 0.81 to 1.00, with reliability higher than 0.79.

Conclusions:

the epistemological solution presented was validated by the judges with indices above 0.80 and high reliability of universal agreement, constituting a new object of ontological understanding for the scientific nursing community.

Descriptors:
Nursing Administration Research; Evidence-Based Nursing; Knowledge; Concept Formation; Validation Studies

RESUMEN

Objetivos:

definir y validar 37 conceptos emanados de la epistemología del saber sobre Administración en Enfermería.

Métodos:

es un estudio teórico-metodológico que empleó la técnica Delphi en 37 definiciones y conceptos construidos según el saber de más de medio siglo de investigaciones sobre Administración en Enfermería. Los conceptos se sometieron ante 21 jueces y la validación se obtuvo mediante el índice de validez de contenido (> 0,78) y el coeficiente Kappa (> 0,61).

Resultados:

se determinaron 37 conceptos y definiciones capaces de reflejar el saber sobre la Administración en Enfermería. Los 37 conceptos fueron validados por los jueces, dando como resultado, índices de validez de contenido de 0,81 a 1,00, con fiabilidad superior a 0,79.

Conclusiones:

los jueces validaron esta solución epistemológica con índices superiores a 0,80 y fiabilidad alta de acuerdo universal, estableciéndose como un nuevo objeto de comprensión ontológica para la comunidad científica enfermera.

Descriptores:
Investigación en Administración de Enfermería; Enfermería Basada en la Evidencia; Espistemología; Formación de Concepto; Estudios de Validación

INTRODUÇÃO

Em todo o mundo, enfermeiros vêm ocupando cada vez mais espaços de gestão no organograma estratégico das instituições de saúde(11 Molin TD, Oliveira JLC, Tonini NS, Oliveira RM, Souza RF, Anchieta DW, et al. Proactive behavior of hospital nurses: comparison between jobs. Cogitare Enferm. 2019;24:e58174. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58174
https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58174...
-22 Batcheller J, Yoder LH, Yoder-Wise PS, Williams S. Preparing Chief Nurse Successors: an evaluation of the Chief Nursing Officer Academy. J Nurs Adm. 2019;49(1):24-7. https://doi.org/10.1097/nna.0000000000000703
https://doi.org/10.1097/nna.000000000000...
). Em função disso, o escopo de desafios do processo de trabalho administrar em enfermagem (PTAE) tornou-se complexo, requerendo políticas de preparação de gerentes de enfermagem baseadas em evidências(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0034-7167200700...

4 Copelli FHS, Oliveira RJT, Oliveira CMS, Meirelles BHS, Mello ALSF, Magalhaes ALP. [Complex Thinking and its Impact on Nursing and Health Management]. Aquichan. 2016;16(4):501-12. https://doi.org/10.5294/aqui.2016.16.4.8 Portuguese.
https://doi.org/10.5294/aqui.2016.16.4.8...
-55 Warshawsky NE, Caramanica L, Cramer E. Organizational support for nurse manager role transition and onboarding: strategies for success. J Nurs Adm. 2020;50(5):254-60. https://doi.org/10.1097/nna.0000000000000880
https://doi.org/10.1097/nna.000000000000...
), especialmente aquelas que comuniquem arquétipos de fenômenos(66 Meneses AS, Sanna MC. Structure of Knowledge about Nursing Administration in Brazilian Graduate Programs. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e0380015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500000380015
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
).

Cientistas que estudaram o objeto tornando-se gerente de enfermagem informaram que a carência de clareza no que se refere à função de gerente ou líder pode limitar a prática de gerenciamento dos enfermeiros, visto que é preciso conhecer aquilo que se vai desenvolver(77 Lanzoni GMM, Magalhães ALP, Costa VT, Erdmann AL, Andrade SR, Meirelles BHS. Becoming nursing manager in the nested and complex border of caring and management dimensions. Rev Eletrônica Enferm. 2015;17(2):322-32. https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29570
https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29570...
). As lacunas sobre a configuração desse conhecimento reverberam em objeto de reflexão(88 Meneses AS, Cunha ICKO. Evidence on Nursing Administration Epistemology. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20190275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0275.
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), aspirando soluções epistemológicas capazes de validar a formação de conceitos que representem a estrutura do saber sobre Administração em Enfermagem (AE)(66 Meneses AS, Sanna MC. Structure of Knowledge about Nursing Administration in Brazilian Graduate Programs. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e0380015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500000380015
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). Outras propostas de estrutura de conhecimento sinalizam dar suporte à compreensão de fenômenos e práticas de enfermagem(99 Ramos-Morcillo AJ, Harillo-Acevedo D, Ruzafa-Martinez M. Using the Knowledge-to-Action Framework to understand experiences of breastfeeding guideline implementation: a qualitative study. J Nurs Manag. 2020;28(7):1670-85. https://doi.org/10.1111/jonm.13123
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).

A recente mudança na árvore de conhecimento da Enfermagem na agência de fomento, em que a AE configura a subárea ‘Enfermagem na Gestão e Gerenciamento’, constitui momento de transformação de paradigma e endossa a oportunidade para apreciar os fenômenos sobre AE(1010 Barros ALBL, Nóbrega MML, Santos RS, Cezar-Vaz MR, Pagliuca LMF. Research in nursing and modification of the knowledge tree in CNPq: contribution to science. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170911. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0911
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).

OBJETIVOS

Definir e validar 37 conceitos emanados da epistemologia do saber sobre AE.

MÉTODOS

Aspectos éticos

Este estudo foi precedido da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e aquiescência dos participantes da pesquisa segundo a Resolução 466/12.

Desenho, período e local do estudo

Trata-se de estudo teórico-metodológico empregando a técnica Delphi(1111 Barrett D, Heale R. What are Delphi studies? Evid Based Nurs. 2020;23(3):68-9. https://doi.org/10.1136/ebnurs-2020-103303.
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), desenvolvida no primeiro trimestre de 2021 em uma universidade pública paulistana do Brasil. O estudo foi norteado pelas Guidelines for Reporting Reliability and Agreement Studies (GRRAS)(1212 Kottner J, Audige L, Brorson S, Donner A, Gajewski BJ, Hróbjartsson A, et al. Guidelines for Reporting Reliability and Agreement Studies (GRRAS) were proposed. Int J Nurs Stud. 2011;48(6):661-71. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2010.03.002
https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2010....
).

Amostra, critérios de inclusão e exclusão

A amostra foi obtida pela função n=(Zα22 Batcheller J, Yoder LH, Yoder-Wise PS, Williams S. Preparing Chief Nurse Successors: an evaluation of the Chief Nursing Officer Academy. J Nurs Adm. 2019;49(1):24-7. https://doi.org/10.1097/nna.0000000000000703
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.p.(1-p))/e2: “Zα22 Batcheller J, Yoder LH, Yoder-Wise PS, Williams S. Preparing Chief Nurse Successors: an evaluation of the Chief Nursing Officer Academy. J Nurs Adm. 2019;49(1):24-7. https://doi.org/10.1097/nna.0000000000000703
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” é o intervalo de confiança de 95%, “p” é a proporção esperada juízes (78%) concordando para validação e “e” configura a diferença de erro amostral de 22%; n=(1,962.0,78.0,22)/0,222; n~14. Se 14 juízes representam os 78% a concordar, para alcançar 100%, a amostra mínima estimada deve ser de 18 juízes(1313 Lopes MV, Silva VM, Araujo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. Int J Nurs Knowl. 2012;23(3):134-9. https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012...
).

Foram identificados 74 potenciais juízes nas plataformas Lattes e Sucupira e no banco de dados de Meneses(1414 Meneses AS. Structure of Knowledge about Nursing Administration [CD-ROM][Internet]. São Paulo (SP): YENDIS; 1963 - 2015. 2016[cited 2021 Jan 5]. SciELO Data. Available from: https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1BV1
https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1B...
), mas 16 não dispunham de contato, 7 declinaram do convite e 30 não responderam, restando 21 juízes participantes. Considerando que a confiabilidade da validação depende da expertise dos juízes(1111 Barrett D, Heale R. What are Delphi studies? Evid Based Nurs. 2020;23(3):68-9. https://doi.org/10.1136/ebnurs-2020-103303.
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12 Kottner J, Audige L, Brorson S, Donner A, Gajewski BJ, Hróbjartsson A, et al. Guidelines for Reporting Reliability and Agreement Studies (GRRAS) were proposed. Int J Nurs Stud. 2011;48(6):661-71. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2010.03.002
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13 Lopes MV, Silva VM, Araujo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. Int J Nurs Knowl. 2012;23(3):134-9. https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
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14 Meneses AS. Structure of Knowledge about Nursing Administration [CD-ROM][Internet]. São Paulo (SP): YENDIS; 1963 - 2015. 2016[cited 2021 Jan 5]. SciELO Data. Available from: https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1BV1
https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1B...
-1515 Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30(4):459-67. https://doi.org/10.1002/nur.20199
https://doi.org/10.1002/nur.20199...
), o painel foi composto pelos que alcançaram o mínimo de 50% do potencial de pontos esperados nos três processos de trabalho pertinentes ao estudo, seguindo os critérios de seleção da Tabela 1, iluminados por paradigmas da assistência(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
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,1616 Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ALBL. Experts for validation studies in nursing: new proposal and selection criteria. Int J Nurs Knowl. 2016;27(3):130-5. https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
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).

Tabela 1
Distribuição do número de juízes segundo critérios de seleção, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021

Protocolo do estudo

A fonte primária foi o banco de dados de Meneses(1414 Meneses AS. Structure of Knowledge about Nursing Administration [CD-ROM][Internet]. São Paulo (SP): YENDIS; 1963 - 2015. 2016[cited 2021 Jan 5]. SciELO Data. Available from: https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1BV1
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), contendo 635 produtos de pesquisa da pós-graduação brasileira sobre AE comunicados durante meio século de saber científico. Do saber sobre AE, distinguiram-se 37 conceitos (unidades de conhecimento)(66 Meneses AS, Sanna MC. Structure of Knowledge about Nursing Administration in Brazilian Graduate Programs. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e0380015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500000380015
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), parametrizados pela ideia de ‘Coletivo de Pensamento’ e ‘Estilo de Pensamento’, segundo a epistemologia de Ludwik Fleck sobre produção de conhecimento(1717 Barbosa L, Pereira Neto A. [Ludwik Fleck (1896-1961) and knowledge translation: considerations about the genealogy of a concept]. Saúde Debate 2017;41(esp):317-29. https://doi.org/10.1590/0103-11042017S23 Portuguese.
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).

O mecanismo teórico de abstração cognitiva dos fenômenos do saber sobre AE aconteceu segundo a relação sujeito-objeto, pois o conhecimento surge das tentativas do ‘sujeito’ (consciência cognoscente) em definir o ‘objeto’ (coisas ou ideias), para poder nomear os aspectos objetivos da ‘imagem’ do objeto (fatos ou fenômenos) de seu interesse(88 Meneses AS, Cunha ICKO. Evidence on Nursing Administration Epistemology. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20190275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0275.
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). Após isso, procedeu-se à descrição conceitual segundo a Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg(1818 Dahlberg I. [Concept Theory]. Ci Inf [Internet]. 1978 [cited 2021 Jan 5];7(2):101-7. Available from: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115/115 Portuguese.
http://revista.ibict.br/ciinf/article/vi...
), além dos pressupostos de definição terminológica da International Organization for Standardization (ISO) 704:2009(1919 International Organization for Standardization (ISO). Reference number ISO 704:2009(E): Terminology work - Principles and methods[Internet]. Geneva Switzerland: ISO; 2009. [cited 2021 Mar 27]. Available from: https://www.iso.org/standard/38109.html
https://www.iso.org/standard/38109.html...
).

Procedeu-se à enunciação de definição dos conceitos, sabendo que definição é a representação descritiva do conceito que o sujeito abstrai do objeto, dentro de um domínio e em um determinado contexto de uso, neste caso o PTAE(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0034-7167200700...
,88 Meneses AS, Cunha ICKO. Evidence on Nursing Administration Epistemology. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20190275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0275.
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). O texto dos enunciados foi lapidado por cotejamento com a literatura científica pertinente (912 fontes de pesquisa) e submetido ao processo de triangulação por três cientistas da AE.

A minuta dos 37 conceitos e definições, conjugada em escala psicométrica (variáveis: 1=Nada pertinente; 2= Pouco pertinente; 3= Muito pertinente; 4= Muitíssimo pertinente) e espaço para comentários, foi submetida aos 21 juízes via convite eletrônico junto com um vídeo instrucional e um briefing da tese <https://youtu.be/cSEQz5uVh0E>. A Figura 1 sintetiza o protocolo de estudo.

Figura 1
Perspectiva operacional do protocolo de pesquisa, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021

Análise dos resultados e estatística

A validação dos conceitos foi atribuída ao atingir índice de validade de conteúdo (IVC) > 0,78 segundo a função IVC= número de respostas 3 ou 4/número total de respostas(1515 Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30(4):459-67. https://doi.org/10.1002/nur.20199
https://doi.org/10.1002/nur.20199...
).

Seguindo o paradigma de metodologias da enfermagem(1515 Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30(4):459-67. https://doi.org/10.1002/nur.20199
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), a confiabilidade foi mensurada pelo coeficiente de concordância Kappa, obtido pela função K=IVC-Pc/1-Pc, em que “K” é o coeficiente de concordância, “IVC” é o índice de validade de conteúdo e “Pc” é a probabilidade de chance de acordo universal.

Dentre os cinco parâmetros intervalares de avaliação do K-valor, concordância pobre [0,00 - 0,20], concordância leve [0,21 - 0,40], concordância moderada [0,41 - 0,60], concordância substancial [0,61 - 0,80] e concordância quase perfeita [0,81 - 1,00](2020 Landis J, Koch G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. 1977;33(1):159-74. https://doi.org/10.2307/2529310
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), a confiabilidade mínima foi a “concordância substancial”, designada por K-valor > 0,61(1515 Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30(4):459-67. https://doi.org/10.1002/nur.20199
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).

RESULTADOS

As características dos juízes relevantes ao objeto de estudo além das elencadas na seleção foram as seguintes: 61,9% (13) são graduados há mais de 30 anos, 33,3% (7) são pós-doutores e livre docentes, 71,4% (15) são revisores de periódico e membro de corpo editorial e 33,3% (7) são líderes de grupo de pesquisa.

A Figura 2 apresenta os 37 conceitos e o IVC alcançado na validação Delphi.

Figura 2
Perspectiva estrutural dos conceitos segundo o Índice de Validade de Conteúdo alcançado, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021

Os 37 conceitos foram validados pelos juízes com IVC que variou de 0,81 a 1,00. A mensuração da confiabilidade de concordância nessa validação está apresentada na Figura 3.

Figura 3
Distribuição dos conceitos, segundo a concordância entre juízes, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021

A confiabilidade na validação dos 37 conceitos foi superior a 0,79, sendo que dois (5,4%) alcançaram concordância substancial, 22 (59,5%) alcançaram concordância quase perfeita e 13 conceitos (35,1%) alcançaram concordância perfeita. Considerando que existe densidade científica capaz de homogeneizar ideias e harmonizar os fenômenos do saber sobre AE, a enunciação de definição dos 37 conceitos está evidenciada no Quadro 1, principal produto desta empreitada.

Quadro 1
Matriz de conceitos e definições validados, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2021

DISCUSSÃO

Capturar meio século de saber sobre AE e configurá-lo em um arranjo sistemático que contemplasse 37 conceitos (unidades de conhecimento) e suas definições requereu imersão epistemológica sobre o objeto de estudo. Mas é imperativo que assim se faça para que os estudos epistemológicos produzam avanço significativo para a ciência da enfermagem, conforme observou epistemóloga da enfermagem internacional ao identificar muitas pesquisas sobre epistemologia de enfermagem com conteúdo repetido, pouco aprofundado e circunscritas ao conceito(2121 Rodgers BL, Jacelon CS, Knafl KA. Concept analysis and the advance of nursing knowledge: state of the science. J Nurs Scholarsh. 2018;50(4):451-9. https://doi.org/10.1111/jnu.12386
https://doi.org/10.1111/jnu.12386...
).

Em sua produção literária, cientista da informação estimula reflexões sobre a epistemologia do conhecimento e afirma que é formulando enunciados sobre os atributos necessários ou possíveis dos objetos que se obtém as características dos respectivos conceitos(1818 Dahlberg I. [Concept Theory]. Ci Inf [Internet]. 1978 [cited 2021 Jan 5];7(2):101-7. Available from: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115/115 Portuguese.
http://revista.ibict.br/ciinf/article/vi...
). Enquanto o constructo representa a ideia mental sobre um objeto, ou seja, a imagem mental, o conceito formulado traduz essa mesma concepção de ‘verdade’ em linguagem e terminologia capazes de tornar a imagem desse objeto presente aos sentidos e compreensível à inteligência humana(88 Meneses AS, Cunha ICKO. Evidence on Nursing Administration Epistemology. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20190275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0275.
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0...
).

Para avaliar se, de fato, os conceitos e definições apresentados neste estudo cumpriram a função de traduzir a concepção de ‘verdade’ e estar compreensíveis à inteligência humana, foram submetidos a julgamento dos juízes.

Confiabilidade e Concordância do Painel de Juízes

Dentre os potenciais juízes que receberam o convite, houve abstenção de 63,8%, bem acima do que se observa na literatura (30% a 50%)(1111 Barrett D, Heale R. What are Delphi studies? Evid Based Nurs. 2020;23(3):68-9. https://doi.org/10.1136/ebnurs-2020-103303.
https://doi.org/10.1136/ebnurs-2020-1033...
). A evidência mais coerente para o explicar esse alto índice de abstenção seria a ocupação dos juízes no enfrentamento à pandemia de SARS-CoV-2. Todavia, o risco de abstenção foi considerado na seleção e não afetou a confiabilidade da validação, já que o número de juízes participantes ficou acima da estatística mínima esperada, em 14,3%(1313 Lopes MV, Silva VM, Araujo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. Int J Nurs Knowl. 2012;23(3):134-9. https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012...
).

O painel contou com estudiosos sobre temas presentes nos conceitos avaliados e que cultivam a ciência da enfermagem desde a segunda geração de pesquisadores enfermeiros, geração dos autodidatas (1960-1970), passando por quatro das cinco gerações de cientistas da enfermagem(2222 Salles EB, Barreira IA. [The development of nursing scientific community in Brazil]. Texto Contexto Enferm. 2010;19(1):137-46. https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000100016 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201000...
).

Considerando a importância do objeto de estudo para a Enfermagem, era imperativo que o painel de juízes apresentasse perícia nos três processos de trabalho fundamentais para a configuração do saber e do agir sobre AE e, sobretudo, que demonstrasse autonomia na produção de conhecimento e capacidade de reflexão aprofundada para a decisão volitiva de validar, ou não validar, o produto epistemológico sob apreciação, o que de fato aconteceu(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0034-7167200700...
,1616 Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ALBL. Experts for validation studies in nursing: new proposal and selection criteria. Int J Nurs Knowl. 2016;27(3):130-5. https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089...
).

Eram juízes do território nacional, concentrados no Sudeste e Sul do Brasil, experientes em ensino, pesquisa e gestão - direção de conselhos e associações de classe, cargos legislativos, empreendedores de negócios próprios de sucesso e executivos de instituições públicas e privadas.

Todos os conceitos alcançaram validade e concordância substancial, contudo, cinco obtiveram IVC < 0,90, ‘Custos’, ‘Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação’, ‘Prática de Administração de Recursos’, ‘Auditoria’ e ‘Motivação’, sendo que nesses dois últimos o K-valor (0,80) foi inferior aos demais.

Esse fenômeno foi mais prevalente nos objetos empregados com menor frequência no PTAE, exceto sobre ‘Auditoria’, em que alguns juízes entendiam que a definição poderia contemplar escopo além da enfermagem. Todavia, o objeto de estudo nesta pesquisa foi circunscrito à Enfermagem.

O conhecimento apresenta-se em três interfaces principais - “sujeito, imagem e objeto” -, cuja correspondência na AE está representada por ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ (imagem), ‘Métodos de Intervenção’ (sujeito) e ‘Práticas de Administração de Recursos’ (objeto)(66 Meneses AS, Sanna MC. Structure of Knowledge about Nursing Administration in Brazilian Graduate Programs. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e0380015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500000380015
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,2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
).

Bases Ideológicas e Teóricas

O conjunto de conceitos que integram esse título configuram a esfera da ‘imagem’, ocupando posição abstrata entre as esferas do sujeito e do objeto (sujeito-imagem-objeto), na atividade de interpretação dos fenômenos que envolvem o PTAE. Pela interface da ‘imagem’, o conhecimento dimensiona a lógica, que tem tudo a ver com o gerenciamento e as demais instruções organizativas(2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
).

Por exemplo, quando um enfermeiro operacionaliza o PTAE, as ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ elucidam a razão pela qual o trabalho deve ser feito, estabelecendo uma ‘finalidade’ consciente segundo a necessidade humana que deflagrou o trabalho. Não haveria cuidado possível se não houvesse a “coordenação do processo de trabalho assistir em enfermagem”, finalidade do PTAE(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
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).

Nesse aspecto, o domínio ideológico configura-se segundo o universo de ideias próprias da Enfermagem, aspirando distinção de sua identidade na AE, assim como o fez Florence Nightingale quando apresentou a ideologia gerencial da enfermagem moderna, publicando o livro Notas sobre questões que afetam a saúde, eficiência e administração hospitalar do exército britânico (1858)(2424 Nightingale F. Notes on matters affecting the health, efficiency and hospital administration of the British army founded chiefly on the experience of the late war. Presented by request to the Secretary of State for War[Internet] London (UK): Harrison & Sons; 1858 [cited 2021 Apr 15]. 1.075 p. Available from: https://archive.org/details/b20387118/page/n7/mode/2up
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).

Já o domínio teórico configura-se segundo os aspectos filosóficos que elucidam os fenômenos que envolvem a AE, seja por modelos próprios da Enfermagem ou retraduzidos de outras disciplinas. É importante que a AE construa densidade científica e avance na observação e distinção de seus próprios fenômenos, ainda que vislumbrando teorias de médio alcance, já que o produto do PTAE é garantir condições para o cuidado se efetivar com eficiência e eficácia(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
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,2525 Im EO. Theory Development Strategies for Middle-Range Theories. ANS Adv Nurs Sci. 2018;41(3):275-92. https://doi.org/10.1097/ans.0000000000000215
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).

É possível que o conceito ‘Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação’ tenha sua ocupação nas ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ questionada, entretanto, trata-se de conceito ideológico e, portanto, deve ocupar a esfera da imagem, como fez espistemóloga da enfermagem brasileira em relação ao tópico “Produção em Saúde e Trabalho na Enfermagem” da categoria “organizacional”(2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
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).

Métodos de Intervenção

O conjunto de conceitos que integram os ‘Métodos de Intervenção’ configura a esfera do ‘sujeito’, ocupando posição ativa sobre a esfera do objeto, que por sua vez é vislumbrado pelo ‘sujeito’ segundo interpretação obtida pela esfera imagem (sujeito-imagem-objeto). Pela interface do ‘sujeito’, o conhecimento condiz com a atividade volitiva e cognitiva, que tem a ver com a ideia de competência gerencial(2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
,2626 García AG, Pinto-Carral A, Villorejo JS, Marqués-Sánchez P. Nurse Manager Core Competencies: A Proposal in the Spanish Health System. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(9):3173. https://doi.org/10.3390%2Fijerph17093173
https://doi.org/10.3390%2Fijerph17093173...
).

Na perspectiva do PTAE, os ‘Métodos de Intervenção’ são empregados pelo enfermeiro na atividade administrativa em sequência lógica, acionados à luz das ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ para operacionalizar os recursos empregados no cuidado. São modulados em função das respostas observadas no objeto de trabalho (recursos) de maneira a atender à finalidade do PTAE(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
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,66 Meneses AS, Sanna MC. Structure of Knowledge about Nursing Administration in Brazilian Graduate Programs. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e0380015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500000380015
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
).

Estudo recente sobre atividade gerencial de ‘Métodos de Intervenção’ evidenciou alteração no processo de ‘Tomada de Decisão’, em função das transformações na interpretação das ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ mensuradas em dois momentos ideologicamente diferentes, demonstrado aplicabilidade das relações entre os conceitos da AE na operacionalização do PTAE(2727 Di Fiore T, Zito A, Berardinelli A, Bena JF, Morrison SL, Keck DE, et al. Staff Perceptions of Decision-Making in a Shared Governance Culture. J Nurs Adm. 2018;48(11):561-6. https://doi.org/10.1097/nna.0000000000000680
https://doi.org/10.1097/nna.000000000000...
).

Prática de Administração de Recursos

O conjunto de conceitos que integram este grupo configura a esfera do ‘objeto’, ocupando posição operacional quando acionado pela esfera do sujeito, segundo interpretação obtida pela esfera imagem (sujeito-imagem-objeto). Pela interface do ‘objeto’, o conhecimento corresponde à dimensão ontológica, que tem tudo a ver com efetividade da assistência de enfermagem(88 Meneses AS, Cunha ICKO. Evidence on Nursing Administration Epistemology. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20190275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0275.
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0...
,2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
).

Nas etapas do PTAE, o objeto de trabalho corresponde aos ‘recursos’ empregados no cuidado que, quando em operação, figuram as ‘Práticas de Administração de Recursos’, cuja especificidade se dá segundo o tipo de recurso abordado (humanos, físicos, financeiros, materiais e tecnológicos e de informação), desdobrando na transformação dos objetos que compõem cada um desses recursos(33 Sanna MC. [Work processes in Nursing]. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018 Portuguese.
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).

Nessa perspectiva, a ‘Prática de Administração de Recursos’ concretiza-se com a aplicação dos ‘Métodos de Intervenção’ sobre os objetos de recurso, à luz das ‘Bases Ideológicas e Teóricas’ sem as quais não existiria finalidade para a operacionalização da prática gerencial.

A dimensão prática (saber-fazer) foi explicada por epistemóloga da enfermagem brasileira em abordagem sobre a esfera do objeto, demonstrando que sua dimensão cognoscível/realidade objetiva se refere ao que se cogita (pensar/saber), ou que se possa cogitar, sobre aquilo que a consciência profissional se dá, a si mesma, como real objetivado, e também como tudo aquilo que se possa predicar sobre o “saber-fazer” do profissional(2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
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).

Por exemplo, quando um enfermeiro realiza a sistematização da assistência de enfermagem, analisa as necessidades do cliente (Métodos de Intervenção) e emite julgamento (Bases Ideológicas e Teóricas) sobre o que é necessário providenciar para a realização do cuidado livre de riscos (Prática de Administração de Recursos). O conhecimento é produzido no ambiente de prática e, embora a enfermagem esteja envidando esforços sobre práticas avançadas de enfermagem, seus produtos têm sido direcionados para a assistência(2828 Schober M, Stewart D. Developing a consistent approach to advanced practice nursing worldwide. Int Nurs Rev. 2019;66(2):151-3. https://doi.org/10.1111/inr.12524.
https://doi.org/10.1111/inr.12524....
). Trata-se de uma oportunidade para produção de evidências sobre práticas avançadas de AE, pois poucas integram a gestão nessa temática, a não ser por algumas relacionadas à liderança(2929 Heinen M, van Oostveen C, Peters J, Vermeulen H, Huis A. An integrative review of leadership competencies and attributes in advanced nursing practice. J Adv Nurs. 2019;75(11):2378-92. https://doi.org/10.1111/jan.14092
https://doi.org/10.1111/jan.14092...
-3030 Wood C. Leadership and management for nurses working at an advanced level. Br J Nurs. 2021;30(5):282-6. https://doi.org/10.12968/bjon.2021.30.5.282
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).

Estima-se que os objetos conceituais de ‘Prática de Administração de Recursos’ sejam fontes de oportunidade para novas investigações científicas sobre práticas avançadas de enfermagem, especialmente aquelas dedicadas à gestão do cuidado(3131 Oliveira JLC, Toso BRGO, Matsuda LM. Advanced practices for care management: reflections on the Brazilian Nursing. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):2060-5. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0115
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), mas, também, podem ser vislumbradas como meios de alcançar eficiência nos resultados dos serviços de enfermagem(3232 Ko A, Burson R, Mianecki T. Advanced nursing practice roles: closing the knowledge gap. Nurs Manage. 2019;50(3):26-36. https://doi.org/10.1097/01.numa.0000553494.24977.2d
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).

Enfim, o esquema estrutural dos conceitos e as definições apresentadas poderão conferir pleitos de reconhecimento à AE aspirados desde a proposição das primeiras linhas de pesquisa(2323 Carvalho V. [Research lines and priorities of nursing: proposal with gnoseological distinction for the grouping of the graduate scientific production in nursing]. Esc Anna Nery. [Internet]. 2002 [cited 2021 Apr 01];6(1):145-54. Available from: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/eean.edu.br/pdf/v6n1a16.pdf Portuguese.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
).

Limitações do estudo

Escassez de produtividade científica regular, bibliografia anacrônica, pouco diversificada e concentrada em alguns conceitos, a exemplo da liderança, são os fatores limitantes para uma apreciação teórica mais profunda sobre os conceitos com menor repertório. Além disso, estudos epistemológicos sobre AE são raros de se encontrar tanto na literatura nacional quanto internacional.

Contribuições para a área

Do ponto de vista epistemológico, o produto de pesquisa apresentado pode servir como base de conhecimento para objetos de estudo sobre análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de AE de médio alcance. Além disso, fundamenta a construção de linhas de pesquisa e serve de suporte para elucidar prioridades de pesquisa sobre AE, outro objeto de debate frequente na comunidade científica de enfermagem nacional e internacional.

Do ponto de vista ontológico, pode direcionar enfermeiros no ensino e na experimentação da gestão, mediante lógica de pensamentos que alcance os melhores resultados na operacionalização do PTAE, além de subsidiar o exercício de reflexões sobre práticas avançadas de AE.

CONCLUSÕES

O estudo apresentou a definição de 37 conceitos emanados da epistemologia do saber sobre AE, construídos ao longo de meio século de produção da pós-graduação brasileira. A solução epistemológica apresentada para distinguir o saber sobre AE foi validada pelos juízes com índices superiores a 0,80 e alta confiabilidade de acordo universal, configurando um novo objeto de entendimento ontológico ao saber-fazer em AE.

O enunciado dos conceitos evidencia o perfil identitário da AE, segundo a pertinência epistemológica constatada em seu repertório de saber, indicando como os fenômenos da AE poderão ser (re)conhecidos ou associados a novos fenômenos. Além disso, pode suscitar novos objetos de pesquisa capazes de ampliar o escopo de evidências nesse campo do saber.

O material apresentado não esgota todo o panorama do saber sobre AE, nem teve a intenção de ser definitivo em sua completude, estando sujeito à submissão a outros métodos de apreciação do saber sobre AE, como por exemplo aqueles dedicados à análise de conceito pela enfermagem.

MATERIAL SUPLEMENTAR

Conjunto de dados disponível em SciELO Data https://doi.org/10.48331/scielodata.JX1BV1.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Álvaro Sousa
EDITOR ASSOCIADO: Maria Itayra Padilha

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    30 Ago 2021
  • Aceito
    01 Fev 2022
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