Acessibilidade / Reportar erro

Rede intersetorial de atendimento às mulheres em situação de violência: trabalho artesanal construído pelas pessoas

RESUMO

Objetivos:

discutir os sentidos atribuídos por profissionais à construção da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Métodos:

Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida com aplicação de grupo de convergência com 32 participantes de setores da saúde, assistência social ou segurança pública, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos durante dez encontros, pautados na metodologia da problematização, submetidos à análise de conteúdo temática e interpretados com o referencial de redes.

Resultados:

a construção da rede é um trabalho artesanal realizado pelas pessoas continuamente, permeado por vínculo, comunicação e parcerias entre os serviços e conhecimento dos processos de trabalho. As amarrações exigem movimento permanente.

Considerações Finais:

construir rede implica definir linhas que se entrelaçam; formar nós que criam conexões intersetoriais. Há necessidade de institucionalização dos processos por meio de protocolos de continuidade do cuidado, associados a um sistema de comunicação eficiente entre os setores.

Descritores:
Violência por Parceiro Íntimo; Violência de Gênero; Colaboração Intersetorial; Assistência Integral à Saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br