RESUMO
Objetivo:
investigar a associação entre o workaholism e a qualidade de vida em docentes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem.
Métodos:
estudo transversal desenvolvido com 333 docentes atuantes nos Programas de Pós-Graduação de universidades públicas brasileiras. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2018, por um formulário eletrônico contendo questionário de caracterização, a Dutch Work Addiction Scale e o World Health Organization Quality of Life Instrument-BREF. Os dados foram analisados por regressão logística univariada e múltipla.
Resultados:
observou-se que 82,3% dos docentes referiram baixa qualidade de vida geral, 19,5% alto nível de trabalho excessivo e 20,1% mencionaram trabalho compulsivo. Os docentes que trabalhavam compulsiva e excessivamente apresentaram menores chances de alta qualidade de vida nos domínios overall, físico, psicológico, relações sociais e ambiente (p<0,05).
Conclusões:
as altas demandas de trabalho características do processo de trabalho dos docentes stricto sensu estão associadas diretamente à baixa qualidade de vida.
Descritores:
Trabalho; Qualidade de Vida; Docentes; Enfermagem; Universidades