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Associação entre workaholism e qualidade de vida em docentes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

investigar a associação entre o workaholism e a qualidade de vida em docentes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem.

Métodos:

estudo transversal desenvolvido com 333 docentes atuantes nos Programas de Pós-Graduação de universidades públicas brasileiras. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2018, por um formulário eletrônico contendo questionário de caracterização, a Dutch Work Addiction Scale e o World Health Organization Quality of Life Instrument-BREF. Os dados foram analisados por regressão logística univariada e múltipla.

Resultados:

observou-se que 82,3% dos docentes referiram baixa qualidade de vida geral, 19,5% alto nível de trabalho excessivo e 20,1% mencionaram trabalho compulsivo. Os docentes que trabalhavam compulsiva e excessivamente apresentaram menores chances de alta qualidade de vida nos domínios overall, físico, psicológico, relações sociais e ambiente (p<0,05).

Conclusões:

as altas demandas de trabalho características do processo de trabalho dos docentes stricto sensu estão associadas diretamente à baixa qualidade de vida.

Descritores:
Trabalho; Qualidade de Vida; Docentes; Enfermagem; Universidades

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