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Contribuições da preceptoria para o desenvolvimento de competências clínicas e gerenciais na residência em enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar a experiência de enfermeiros residentes com as contribuições da preceptoria para o desenvolvimento das competências clínicas e gerenciais comuns previstas nos projetos pedagógicos.

Métodos:

pesquisa qualitativa exploratória desenvolvida em duas etapas: análise documental dos projetos pedagógicos e entrevista semiestruturada com residentes. Realizou-se análise de conteúdo fundamentada no referencial do processo de trabalho do enfermeiro e de competências.

Resultados:

os projetos pedagógicos dos três programas preveem o desenvolvimento de competências comuns majoritariamente clínicas e apenas duas competências gerenciais. Os 22 residentes relataram as contribuições da preceptoria no desenvolvimento de competências centradas na prática clínica, com foco em procedimentos técnicos separados do raciocínio clínico e da dimensão gerencial do trabalho do enfermeiro.

Considerações Finais:

faz-se necessária a formação dos preceptores e o envolvimento de todos os atores sociais vinculados aos programas de residência para ampliar o potencial da preceptoria.

Descritores:
Preceptoria; Capacitação em Serviço; Enfermagem; Competência Profissional; Competência Clínica.

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