Acessibilidade / Reportar erro

Análise do conceito de risco cardiovascular: contribuições para a prática de enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar o conceito de risco cardiovascular para fundamentar a prática de enfermagem.

Métodos:

trata-se de uma análise para definição do conceito de risco cardiovascular, por meio da utilização de oito etapas do referencial de Walker e Avant, utilizando uma revisão da literatura em periódicos científicos indexados.

Resultados:

define-se o risco cardiovascular de forma ampla e original como contexto de saúde e de cuidado de enfermagem que permite identificar fatores de risco para doenças cardiovasculares modificáveis (cardiometabólicos, comportamentais, psicossociais, culturais e laborais) e não modificáveis (biológicos), que atuam como marcadores precoces e inter-relacionados, de etiologia múltipla e heterogênea, predispondo à vulnerabilidade cardiovascular.

Conclusões:

com a análise e definição do conceito de risco cardiovascular, percebemos que será possível fundamentar a prática de enfermagem, com implicações na prática clínica para identificação e redução dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, com protagonismo da enfermagem no cuidado desses sujeitos.

Descritores:
Enfermagem; Formação de Conceito; Risco; Fatores de Risco de Doenças Cardíacas; Enfermagem Cardiovascular

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br