Acessibilidade / Reportar erro

Adolescentes, áreas de pobreza, violência e saúde pública: um enfoque interseccional

RESUMO

Objetivos:

discutir a influência da pobreza urbana no contexto da violência entre adolescentes sob a perspectiva da interseccionalidade.

Métodos:

a pesquisa original, de tipo pesquisa-ação, analisou dados produzidos em 13 oficinas. Participaram adolescentes de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos, de uma escola pública de um bairro de periferia de São Paulo, SP. A proposta metodológica de análise interseccional orientou a interpretação do material empírico.

Resultados:

a intersecção de classe com gênero pode potencializar em alguns homens a (re)produção das violências. A intersecção de raça/cor, classe social, gênero e território contribui na construção de narrativas que naturalizam as desigualdades e, assim, justificam as discriminações.

Considerações Finais:

são necessárias e oportunas políticas públicas que considerem os contextos sociais e experiências dos sujeitos resultantes das articulações dos marcadores sociais.

Descritores:
Adolescente; Violência; Saúde Pública; Identidade de Gênero; Raça

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br