Acessibilidade / Reportar erro

Práticas utilizadas pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar: implicações sobre os cuidadores

RESUMO

Objetivo:

analisar as práticas da equipe de atenção domiciliar e suas implicações na atuação dos cuidadores.

Métodos:

estudo qualitativo com dados obtidos de observação a 21 usuários, 30 cuidadores e 6 profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar em saúde em um município de Minas Gerais, no período de fevereiro a junho de 2018. O material foi analisado na perspectiva da análise do discurso segundo Michel Foucault.

Resultados:

as interferências da equipe sob o cuidador são exercidas por práticas disciplinares, condutas prescritivas, impositivas e de vigilância. A relação de saber-poder da equipe determina a aceitação do cuidador pelo convencimento ou pela dificuldade de compreensão das orientações transmitidas. As práticas educativas possibilitariam a constituição do cuidador como sujeito ativo, participativo, empoderado e reflexivo.

Considerações Finais:

as práticas da equipe interferem nos modos de agir e ser do cuidador, possuindo implicações nos processos de objetivação e subjetivação.

Descritores:
Cuidador; Serviços de Assistência Domiciliar; Assistência Domiciliar; Prática (Psicologia); Aprendizagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br