Acessibilidade / Reportar erro

Prática da imersão em água quente no alívio da dor em neonatologia: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:

identificar o emprego da imersão em água quente no alívio da dor em neonatos.

Métodos:

revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados PubMed, BVS, EMBASE, Scopus, CINAHL, Cochrane e SciELO, com investigações em inglês, espanhol, francês ou português, publicadas entre 2002 e 2022. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) para responder à seguinte inquietação: quais são os empregos da imersão em água quente no alívio da dor em neonatos?

Resultados:

foram incluídos nove estudos, principalmente brasileiros, experimentais, predominando o nível de evidência forte e moderada. Foram observados o emprego da hidroterapia e banhos (imersão e enfaixado), intervenções promissoras na redução do escore álgico, avaliados por meio de escalas, parâmetros fisiológicos e endócrinos.

Conclusões:

a água quente se mostrou uma intervenção não farmacológica promissora no alívio da dor de neonatos em diferentes contextos.

Descritores:
Dor; Imersão; Água; Recém-Nascido; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br