Acessibilidade / Reportar erro

Continuidade do cuidado à criança com condições crônicas após a alta: uma teoria fundamentada construtivista

RESUMO

Objetivos:

compreender o significado da continuidade do cuidado para crianças com condições crônicas por meio do cuidado de transição do hospital para o domicílio.

Métodos:

estudo qualitativo, realizado na perspectiva da Teoria Fundamentada Construtivista. A amostragem intencional e teórica foi utilizada para recrutar 35 participantes, entre enfermeiros, profissionais da equipe interprofissional do hospital e atores responsáveis pela atenção à saúde no contexto domiciliar. A pesquisa foi realizada em dois hospitais de grande porte, entre março e setembro de 2019. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio de codificação inicial e focalizada, segundo a teoria fundamentada construtivista.

Resultados:

a teoria substantiva que emergiu deste estudo foi denominada “Adiando a próxima internação”. Oito categorias-conceitos e 18 elementos foram derivados dos dados para apoiar a teoria substantiva.

Considerações Finais:

a transição do hospital para o domicílio funciona como lembrete para retomada da continuidade do cuidado após a alta.

Descritores:
Criança; Doença Crônica; Continuidade da Assistência ao Paciente; Cuidados de Enfermagem; Teoria Fundamentada

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br