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Construção e validação de cenário para reconhecimento de sepse por estudantes de Enfermagem: estudo metodológico

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar um cenário de simulação clínica para o ensino de estudantes de Enfermagem sobre reconhecimento precoce de sinais e sintomas de sepse no contexto da unidade de emergência.

Métodos:

Estudo metodológico desenvolvido em duas fases: construção de cenário simulado e validação do conteúdo por juízes especialistas. Para análise dos dados, foi calculado Índice de Validade de Conteúdo (IVC) considerando concordância igual ou superior a 80%. O valor mínimo aceitável de IVC para validação do cenário foi de 1,0.

Resultados:

O cenário de simulação mostrou se apropriado, com Índice de Validade de Conteúdo global igual a 1. Alguns ajustes relacionados à clareza da redação foram necessários, conforme sugestão dos juízes. Conclusões: Foi construído e validado com êxito um cenário de média complexidade e alta fidelidade para o ensino sobre o reconhecimento precoce de sinais e sintomas de sepse.

Descritores:
Estudo de Validação; Sepse; Treinamento por Simulação; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.

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