Acessibilidade / Reportar erro

Alteração da condição de pele em recém-nascidos internados em terapia intensiva neonatal: análise de conceito

RESUMO

Objetivos:

analisar o conceito de alteração da condição de pele em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Métodos:

trata-se de uma análise de conceito operacionalizada mediante scoping review. A busca foi realizada em três partes: a primeira, nas fontes Scopus e Web of Science; a segunda, no Google Acadêmico®; e a terceira, mediante lista paralela de referências.

Resultados:

de acordo com os tipos de alterações de pele, as mais frequentes foram eritema/vermelhidão e lesões por pressão. Para a análise de conceito, o atributo “lesões ou alterações na pele” apresentou maior evidência. Os antecedentes mais frequentes foram idade gestacional, peso ao nascer e fatores relacionados à internação hospitalar. Dentre os consequentes, infecção/sepse apresentou destaque.

Conclusões:

este estudo permite o aprimoramento da visão dos profissionais de saúde em relação às alterações na condição de pele dos neonatos e, portanto, pode contribuir para uma prática de enfermagem segura e sistematizada.

Descritores:
Pele; Recém-Nascido; Segurança do Paciente; Cuidados de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br