Acessibilidade / Reportar erro

Auriculoterapia e redução da dor musculoesquelética crônica: revisão integrative

RESUMO

Objetivos:

descrever as evidências científicas sobre o uso da auriculoterapia na redução da dor musculoesquelética crônica em adultos e idosos.

Métodos:

revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, SciVerse Scopus e MEDLINE (via National Library of Medicine), em março de 2019, sem recorte temporal.

Resultados:

foram analisados 14 artigos científicos originais, sendo 64,3% classificados com nível de evidência 2. Todas as produções mostram o benefício da auriculoterapia na redução da dor musculoesquelética crônica, em especial na região da coluna lombar (42,9%). O tratamento foi desenvolvido em uma ou mais sessões, pelo uso de agulhas semipermanentes (42,9%) e eletroauriculoterapia (21,4%).

Conclus

ões: a auriculoterapia foi eficaz na redução da dor musculoesquelética crônica, mostrando-se como uma alternativa a ser utilizada para a promoção e recuperação da saúde dos indivíduos.

Descritores:
Auriculoterapia; Dor Musculoesquelética; Dor Crônica; Enfermagem; Revisão.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br