Acessibilidade / Reportar erro

Ferramentas para o gerenciamento do cuidado à criança no pós-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar a literatura científica acerca da aplicabilidade de ferramentas gerenciais no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica.

Métodos:

Revisão integrativa, entre 2004 e 2018, nas bases de dados LILACS, BDENF, coleciona SUS, MEDLINE/PUBMED, CINAHL e SCOPUS, via Portal de Periódicos da Capes, no Portal de Revistas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e busca no Google Acadêmico.

Resultados:

Foram analisados 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos demonstraram que estratégias, como o uso de oxigenação por membrana extracorpórea, a terapia de substituição renal e os escores de risco Risk Adjustment for Congenital Heart Surgery 1 e a Complexidade Aristotle Basic Score, favoreceram estratificar a demanda de cuidados e predizer o risco para mortalidade.

Considerações finais:

A aplicabilidade de escores de risco e estratégias emergentes para o gerenciamento do cuidado à criança no pós-operatório de cirurgia cardíaca configurara-se como possibilidade de avaliação de desempenho e/ou eficiência nos tratamentos instituídos.

Descritores:
Enfermagem Pediátrica; Gerência; Cuidados Intensivos; Cirurgia Cardíaca; Período Pós-Operatório

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br