ADLINGTON et al.(1111 Adlington K, Brown J, Ralph L. Better care: reducing length of stay and bed occupancy on an older adult psychiatric ward. BMJ Open Quality. 2018; 7:e000149. https://doi.org/10.1136/bmjoq-2017-000149 https://doi.org/10.1136/bmjoq-2017-00014...
) 2018 MEDLINE NE: 6 |
Demonstrar os resultados da implementação de um projeto de redução do tempo de permanência e a taxa de ocupação da ala enfermaria Leadenhall. |
Tempo médio de permanência, taxa de ocupação, número de leitos ocupados por dia, número de admissões por semana e taxa de readmissão em 28 dias. |
No primeiro ano, o tempo médio de permanência diminuiu de 47 para 30 dias. A taxa de ocupação passou de 77% a 55%. O número de admissões não apresentou alteração, porém o número de leitos ocupados reduziu devido à redução do tempo médio de permanência e taxas de admissão e readmissão estáveis. |
SAJADI et al.(1212 Sajadi HS, Sajadi ZS, Sajadi FA, Hadi M, Zahmatkesh M. The comparison of hospitals' performance indicators before and after the Iran's hospital care transformations plan. J Educ Health Promot. 2017;4;6:89. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_134_16 https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_134_16...
) 2017 MEDLINE NE: 6 |
Comparar os indicadores de desempenho de todos os tipos de hospitais antes e após a implementação do Hospital Care Transformation Plan (HCTP). |
Taxa de ocupação, tempo médio de permanência, taxa de rotatividade, dias de leitos ocupados, atendimento interno, atendimento ambulatorial, atendimento de emergência, taxa de mortalidade hospitalar, número de cirurgia e taxa de parto normal. |
A taxa média de ocupação passou de 62,79 para 68,5. O tempo médio de permanência foi de 2,82 para 2,65 dias. A taxa média de rotatividade passou de 6,7 para 8. O número médio de leitos ocupados aumentou de 116,405 para 130,804. Em relação ao número médio de atendimento de pacientes internados, ambulatorial e de emergência, passou de 39.791 para 46.463, 606.068 para 639.086, e de 125,185 para 127,910, respectivamente. A taxa média de mortalidade hospitalar diminuiu de 13,2 para 11,1. O número médio de cirurgias aumentou de 17.388 para 21.097 e a taxa média de parto normal foi de 34 para 38. Taxa de ocupação, taxa de rotatividade, ocupação de leitos, atendimento de pacientes internados e o número de cirurgia aumentaram em todos os tipos de hospitais. O atendimento ambulatorial aumentou em todas as instituições, exceto nas privadas. Os resultados revelaram que o tempo de permanência e a taxa de mortalidade diminuíram em todos os tipos de hospitais, enquanto a taxa de mortalidade teve maior queda nos hospitais públicos e menor diminuição em hospitais semi-públicos. |
RICHARDSON et al.(1313 Richardson DB, Brockman K, Abigail A, Hollis GJ. Effects of a hospital-wide intervention on emergency department crowding and quality: a prospective study. Emerg Med Australas. 2017;29(4):415-420. https://doi.org/10.1111/1742-6723.12771 https://doi.org/10.1111/1742-6723.12771...
) 2017 MEDLINE NE: 6 |
Determinar o impacto de uma intervenção hospitalar multimodal, apoiada pela gestão, em medidas de acomodação e qualidade de serviço de emergência. |
Número de atendimento no serviço de emergência, número médio de pacientes no serviço de emergência, número de admissão em leito, número de admissão em leito de curta permanência, número de pacientes que não esperam o atendimento, porcentagem de pacientes atendidos em até 4 horas, média de horas para acomodação e taxa de reapresentação em até 72 horas. |
No período de intervenção, o serviço de emergência teve um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior, aumentando o atendimento a idosos. O número de admissões na enfermaria e internação de curta duração aumentaram, 13,0% e 42,3%, respectivamente. A média de ocupação caiu para 22,6%. Houve aumento significativo em relação ao atendimento em até 4 horas. A taxa de readmissão não apresentou diferença significativa. |
KHALIFA(1414 Khalifa M. Improving emergency room performance by reducing patients' length of stay. Stud Health Technol Inform. 2015;213:41-44. https://doi.org/10.3233/978-1-61499-538-8-41 https://doi.org/10.3233/978-1-61499-538-...
) 2015 MEDLINE NE: 6 |
Avaliar os efeitos do programa de treinamento de enfermeiros do serviço de emergência e acessibilidade da informação no tempo de permanência dos pacientes. |
Tempo entre a chegada no serviço e a triagem, tempo entre a triagem e transferência para o leito, tempo entre a transferência para o leito e o atendimento médico, tempo entre o atendimento e a conduta (alta ou internamento), tempo de permanência no serviço de emergência. |
Comparando os indicadores do primeiro trimestre de 2015 e do primeiro trimestre de 2014 encontrou-se reduções de 25,5% no intervalo de tempo entre a chegada do paciente até a triagem, de 17,7% entre a triagem para a transferência para o leito, melhora de 16,1% no intervalo entre a transferência para leito e o atendimento médico e de 13,2% melhora no intervalo entre o atendimento médico e a conduta (alta ou internamento). |
CRILLY et al.(1515 Crilly JL, Boyle J, Jessup M, Wallis M, Lind J, Green D, et al. The implementation and evaluation of the patient admission prediction tool: assessing its impact on decision-making strategies and patient flow outcomes in 2 Australian hospitals. Qual Manag Health Care. 2015;24(4):169-76. https://doi.org/10.1097/QMH.0000000000000070 https://doi.org/10.1097/QMH.000000000000...
) 2015 MEDLINE NE: 6 |
Implementar o Patient Admission Prediction Tool (PAPT) e avaliar seus efeitos nas estratégias de tomada de decisão e resultados diários e semanais do fluxo do paciente. |
Número de pacientes no serviço de emergência aguardando leito de enfermaria, nível de segurança operacional no serviço de emergência, previsões para o número de internações total no serviço de emergência e cirurgia eletiva. |
O número médio de atendimentos diários aumentou entre pré e pós-intervenção no hospital A e diminuiu no hospital B. O número de internações hospitalares não aumentou significativamente no hospital A, mas aumentou no hospital B. Já o número médio de internações hospitalares para ambos os hospitais não diferiu significativamente pré e pós-intervenção. No hospital A, a ocupação total aumentou sem mudança na ocupação funcional; no hospital B, a ocupação total diminuiu enquanto a ocupação funcional aumentou. Todas as taxas de ocupação hospitalar excederam 90% em 125 de 179 dias. |
SULLIVAN et al.(1616 Sullivan CM, Staib A, Flores J, Aggarwal L, Scanlon A, Martin JH, et al. Aiming to be NEAT: safely improving and sustaining access to emergency care in a tertiary referral hospital. Aust Health Rev. 2014;38(5):564-74. https://doi.org/10.1071/AH14083 https://doi.org/10.1071/AH14083...
) 2014 MEDLINE NE: 6 |
Descrever o processo de desenvolvimento e implementação da reforma de acesso aos serviços de emergência, avaliar os efeitos no fluxo do paciente e nos indicadores no Princess Alexandra Hospital ao longo de 12 meses. |
Porcentagem de pacientes que saíram do departamento de emergência; tempo de permanência no serviço de emergência; mortalidade hospitalar não ajustada e taxa de mortalidade padronizada hospitalar; taxa de reinternação no serviço em 48 horas; taxa de chamada do time de resposta rápida na admissão; número de reclamações do departamento de emergência e percepção dos funcionários sobre a reforma National Emergency Access Target (NEAT). |
O atendimento em até 4 horas aumentou para todos os pacientes do serviço de emergência (de 32% a 62%). O tempo médio de permanência no serviço de emergência foi reduzido de 7,2 para 4,4 horas, e para pacientes que internaram, passou de 9,7 para 6,7 horas. Cada fase do atendimento do paciente no serviço de emergência diminuiu em aproximadamente 30%. A mortalidade diminuiu de 2,3% para 1,7% (p = 0,045), e a taxa de mortalidade padronizada hospitalar para todas as internações agudas diminuiu de 93 a 72 (p <0,001). A redução na taxa de mortalidade padronizada hospitalar foi correlacionada inversamente ao aumento da conformidade com o acesso ao NEAT (p <0,001). O número de pacientes que não aguardou atendimento reduziu (de 6,9% para 1,9%; p <0,001), bem como o número de queixas (de 12 a 6 por mês). Houve um aumento nas reapresentações ao departamento de emergência dentro de 48 horas entre os pacientes com alta (de 3,1% a 3,8%; p = 0,023), sem aumento adicional no período de manutenção. O número anual de atendimento aumentou cerca de 5%. Destacou-se a percepção de resistência frente às mudanças da prática e de interação com os demais profissionais e incerteza em relação à relevância do NEAT. Comunicação, colaboração entre unidades, redução da superlotação e maior satisfação dos pacientes foram aspectos positivos destacados. |
GHOLIPOUR et al.(1717 Gholipour K, Delgoshai B, Masudi-Asl I, Hajinabi K, Iezadi S. Comparing performance of Tabriz obstetrics and gynecology hospitals managed as autonomous and budgetary units using Pabon Lasso Method. Australas Med J. 2013;6(12):701-07. https://doi.org/10.4066/AMJ.2013.1903 https://doi.org/10.4066/AMJ.2013.1903...
) 2013 MEDLINE NE: 6 |
Avaliar o desempenho de hospitais de obstetrícia e ginecologia de Tabriz usando o modelo Pabon Lasso para fazer comparações entre os hospitais Al-Zahra e Taleghani e determinar se o Hospital Al-Zahr apresentou melhor desempenho. |
Taxa de ocupação, taxa de rotatividade e tempo médio de permanência. |
O tempo de permanência no Hospital de Al-Zahra é 3,15 (2,15) dias, 1,88 (0,97) dias para enfermaria pré-natal e 6,13 (0,97) dias para enfermarias neonatais) enquanto no Hospital Taleghani é de 3,37 (3,09) dias 1,74 (0,14) dias para enfermarias perinatais e 5,96 (3,55) dias para enfermarias neonatais). A taxa de ocupação máxima do Hospital Al-Zahra foi de 86,92% do Taleghani foi de 70,09%. A menor taxa de ocupação foi do Hospital Taleghani (68,44%) (p <0,001). Em relação ao desempenho dos hospitais em um Modelo de Pabon Lasso, o Hospital Taleghani permanece principalmente na zona 1 e alguns casos na zona 2, enquanto os indicadores do Hospital Al-Zahra caem nas zonas 2 e 4 do gráfico. O Hospital Al-Zahra enfrenta sobrecarga e o hospital Taleghani não usa totalmente sua capacidade. O Hospital Al-Zahra apresentou melhor desempenho. |
SULKU(18) 2011 MEDLINE NE: 6 |
Investigar o impacto do Health Transformation Programme (HTP) na eficiência e produtividade dos hospitais públicos na Turquia. |
Número de atendimento ambulatorial, número de internações, número de cirurgia, número de leitos (gerais e de especialidade), número total de cirurgias, taxa de ocupação de leito, taxa de mortalidade, tempo de permanência hospitalar. |
Houve aumento no número de atendimento ambulatorial, número de internação, número de casos de internação ajustado por caso e de cirurgias aumentaram entre 2001 e 2016, bem como número de cirurgias, 78%, 30,3%, 20% e 122%, respectivamente. O número total de leitos, de especialidades e clínicos gerais aumentou cerca de 18%, 26% e 27,7%, respectivamente. Já a taxa de ocupação permaneceu inalterada (55%). Os hospitais do Ministry of Health (MoH), em média, apresentaram crescimento da produtividade total dos fatores. O HTP foi geralmente bem-sucedido, impulsionando a produtividade devido aos avanços na tecnologia e eficiência técnica, mas nas instituições socialmente e economicamente desfavorecidas, os ganhos de produtividade não foram alcançados. |
DE FARIA, et al.(33 Faria E, Ryuko K, Costa A, Santos MA, Fumio MK. Nova abordagem de gerenciamento de leitos associada à agenda cirúrgica. Rev Adm Saúde. 2010;12(47):63-70. Available from: https://cqh.org.br/portal/pag/anexos/baixar.php?p_ndoc=207&p_nanexo=286 https://cqh.org.br/portal/pag/anexos/bai...
) 2010 Outra fonte (NEPGESE) NE: 6 |
Maximizar o uso dos leitos hospitalares e aumentar a produção cirúrgica com a implantação do Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica (GILAC). |
Total de entradas hospitalares por especialidade, intervalo de substituição, índice de giro, taxa de ocupação por especialidade, média de permanência por especialidade, número de cirurgias, número de salas cirúrgicas, taxa de ocupação do centro cirúrgico, número de cirurgia por dia útil e número de cirurgia por sala por dia útil . |
Após um ano da implantação do GILAC, o número de internações passou de 390 para 825. O número de leitos aumentou de 165 para 225. O índice de giro aumentou de 3,06 para 3,40, e o intervalo de substituição passou de 2,94 para 1,5. As taxas de ocupação de leitos clínicos e cirúrgicos aumentaram de 77 e 57% para 87 e 79%. A média de permanência dos pacientes clínicos reduziu de 9,88 para 8,7 dias, enquanto que, de pacientes cirúrgicos, aumentou de 4,05 para 5,0 dias. O número de procedimentos aumentou de 209 com três salas cirurgias para 483 cirurgias com oito salas. A taxa de ocupação do centro cirúrgico passou de 71 para 82%. |
KINSMAN et al.(1919 Kinsman L, Champion R, Lee G, Martin M, Masman K, May E, et al. Assessing the impact of streaming in a regional emergency department. Emerg Med Australas. 2008;20(3):221-7. https://doi.org/10.1111/j.1742-6723.2008.01077.x https://doi.org/10.1111/j.1742-6723.2008...
) 2008 MEDLINE NE: 6 |
Avaliar o impacto de um modelo de streaming, previamente validado em serviços de emergência metropolitanos, em indicadores de desempenho selecionados em um serviço de emergência regional. |
Porcentagem de pacientes de emergência internados em um leito de internamento dentro de 8 horas, de doentes de emergência não admitidos com um tempo de permanência menor que 4 horas, de pacientes de emergência que saíram sem serem vistos por um médico ou enfermeiro. |
Após 12 meses da implementação do "streaming", teve um aumento de 9% de atendimento de emergência. Aproximadamente 47% dos atendimentos foram alocadas para o "gold stream" (tratamento complexo) enquanto que 53% foram alocados no "blue stream" (tratamento menos complexo). Depois da intervenção (streaming), o atendimento em menos de 8 horas aumentou, em média, 0,30% ao mês, representando uma reversão líquida na tendência de 0,62% ao mês (p = 0,008). Após a intervenção, a tendência de alta em 4 horas foi revertida, aumentando em média 0,20% ao mês, representando uma reversão líquida na tendência de 0,54% ao mês (p = 0,004). Não houve tendência significativa no indicador "não esperar atendimento" médico ou da equipe de enfermagem depois da intervenção. |
COBELAS et al.(2020 Cobelas C, Cooper C, Ell M, Hawthorne G, Kennedy M, Leach D. Quality management and the Emergency Services Enhancement Program. J Qual Clin Pract. 2001;21(3):80-5. https://doi.org/10.1046/j.1440-1762.2001.00408.x https://doi.org/10.1046/j.1440-1762.2001...
) 2001 MEDLINE NE: 6 |
Enfocar as percepções da equipe sobre as mudanças nos indicadores de desempenho entre 1995 e 1998, os possíveis fatores que auxiliaram ou retardaram as mudanças de desempenho e até que ponto a Emergency Services Enhancement Program (ESEP) contribuiu para mudanças no cuidado do paciente. |
Alterações após a introdução do ESEP: taxas de desvio de ambulância, tempo de espera na emergência, acesso à leito, mudança geral percebida e fatores que auxiliam ou retardam a mudança. |
Participaram de grupos focais 101 funcionários. Os participantes perceberam uma melhoria de 20% nos tempos de espera e de 0,5 % no acesso ao leito. Em análise estatística das mudanças reais no acesso ao leito, houve uma tendência de melhoria; no entanto, não demonstrou significância estatística. A maioria dos entrevistados (43%) relatou que houve melhoria ao longo dos 3 anos com a ESEP. Os fatores citados como capazes de trazer melhorias foram mudanças na equipe perfil, gerenciando o fluxo de pacientes através do serviço de emergência, mudanças nas políticas administrativas, mudanças nas práticas de trabalho e mudanças no número de funcionários. Houve considerável disparidade entre as percepções dos gestores e servidores do serviço de emergência, bem como do tipo hospitalar em relação à mudança e a contribuição percebida da ESEP. |