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Estratégias de avaliação em aprendizagem ativa no ensino superior em saúde: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:

analisar evidências científicas sobre as estratégias de avaliação em métodos de aprendizagem ativa na graduação em saúde.

Métodos:

revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scopus, Web of Science e Education Resources Information Center.

Resultados:

utilizam-se diferentes estratégias de avaliação: Apresentação de seminários, Autoavaliação, Avaliação do desempenho do estudante na tutoria Tutotest-Lite, Avaliação dos pares, Escala de Autoavaliação no Aprendizado Ativo e Pensamento Crítico, Exame Clínico Objetivo e Estruturado, Portfólio, Perguntas de Divulgação Progressiva, Perguntas Dissertativas Modificadas, Prova de Progressão, Prova dissertativa, Prova objetiva, Verificações Imediatas de Aprendizagem, Resolução de caso clínico e Teste cumulativo.

Considerações Finais:

as estratégias de avaliação na aprendizagem ativa são utilizadas combinadamente, visando ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor do estudante. Todavia, seriam necessários estudos com maior poder de evidência científica.

Descritores:
Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação Educacional; Educação Superior; Revisão

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