Acessibilidade / Reportar erro

Sinais neurocomportamentais em prematuros na verificação do peso corporal: estudo quase-experimental

RESUMO

Objetivos:

descrever e comparar a frequência dos sinais neurocomportamentais em prematuros na verificação do peso corporal de forma tradicional e humanizada.

Método:

estudo quantitativo, quase-experimental, tipo cross-over, realizado em uma Unidade Neonatal de um hospital universitário com amostra de 30 recém-nascidos prematuros, randomicamente assinalados e alocados no grupo controle (tradicional) e no grupo intervenção (humanizada), com a coleta de dados gerais, sinais vitais antes e depois dos procedimentos e filmagem.

Resultados:

observou-se uma frequência maior dos sinais de aproximação na verificação do peso de forma humanizada em relação à tradicional. Além disso, os sinais de retraimento se mostraram mais frequentes na verificação do peso de forma tradicional em comparação à humanizada.

Conclusão:

desse modo, a verificação do peso corporal de forma humanizada proporcionou maiores benefícios aos prematuros, tornando-se necessário estimular discussões sobre a humanização da assistência, para que esta prática possa ser realizada de forma rotineira nas unidades de saúde.

Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Sinais Neurocomportamentais; Humanização da Assistência; Terapia Intensiva Neonatal; Peso Corporal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br