Acessibilidade / Reportar erro

Conduta pós-acidente de trabalho no cuidado às pessoas com HIV/Aids

Conducta post-accidente laboral en el cuidado a las personas con VIH/Sida

RESUMO

Objetivo:

identificar condutas pós-acidente de trabalho pelos profissionais da saúde no cuidado às pessoas com HIV/Aids.

Método:

estudo descritivo qualitativo com perspectiva sócio-histórica, (1986-2006) realizado em um hospital referência em doenças infectocontagiosas do Estado de Santa Catarina. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista, a partir da História Oral com 23 trabalhadores da saúde e para o tratamento dos dados a análise de conteúdo de Bardin foi utilizado.

Resultados:

emergiram condutas pós-acidente de trabalho que incluíram avaliação, registro do acidente, quimioprofilaxia quando necessária, acompanhamento, monitoramento do profissional acidentado e, sobretudo, apoio psicológico.

Conclusão:

nas situações em que o acidente de trabalho não pôde ser evitado, foram importantes as condutas pós-exposição como estratégias de biossegurança mencionadas pelos trabalhadores da saúde no cuidado aos pacientes com HIV/Aids, no sentido de minimizar a possível transmissibilidade do vírus HIV.

Descritores:
Riscos Ocupacionais; Acidentes de Trabalho; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Profissionais da Saúde; Saúde do Trabalhador

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br