Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados aos sintomas de sobrecarga física e emocional em cuidadores informais de idosos

RESUMO

Objetivos:

analisar os fatores de sobrecarga pessoal e relacionados ao trabalho associados a sintomas físicos e emocionais de cuidadores informais de idosos.

Método:

estudo transversal realizado com 121 cuidadores informais e 121 idosos que recebem cuidados, avaliados individualmente pelo risco de sobrecarga física, sintomas musculoesqueléticos, Self-Reporting Questionnaire, percepção de esforço e Índice de Katz.

Resultados:

uma maior percepção do esforço aumenta até 3,3 vezes as chances de apresentar sintomas de dor na região da coluna vertebral (p=0,01), e a menor capacidade funcional do idoso aumenta até 1,3 vez as chances de apresentar sintomas de dor na região da coluna vertebral (p=0,02). Os sintomas de sobrecarga emocional apresentaram associação com a baixa renda do cuidador (p=0,02).

Conclusões:

a percepção do esforço, dependência do idoso, idade do cuidador e sintomas de sobrecarga emocional estão envolvidos com os sintomas de sobrecarga física dos cuidadores; e a baixa renda, com sintomas de sobrecarga emocional.

Descritores:
Cuidadores; Idoso; Dor Musculoesquelética; Estresse Emocional; Carga de Cuidar

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br