Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado entre pessoas com Diabetes Mellitus e qualidade do cuidado na Atenção Básica

RESUMO

Objetivos:

verificar a adesão às atividades de autocuidado entre pessoas com diabetes mellitus e sua associação com a qualidade do cuidado recebido na Atenção Básica.

Métodos:

estudo transversal com 329 pessoas com diabetes atendidas na Atenção Básica. Coletaram-se dados sociodemográficos e referentes ao autocuidado. Para avaliar a qualidade do cuidado na Atenção Básica, foram utilizados dados secundários do Programa Melhoria do Acesso e da Qualidade. Para comparações entre adesão às atividades de autocuidado e qualidade do cuidado recebido na Atenção Básica, foi utilizado Teste Kruskal-Wallis.

Resultados:

melhor adesão à dieta, monitoramento glicêmico e uso dos medicamentos foram observados entre pessoas com diabetes atendidas na Atenção Básica com melhor coordenação do cuidado, organização da agenda e equipamentos. O exame dos pés, apesar da relação inversa com a qualidade do cuidado, mostrou-se desejável.

Conclusões:

a adesão ao autocuidado entre pessoas com diabetes se associou à qualidade do cuidado recebido na Atenção Básica.

Descritores:
Autocuidado; Diabetes Mellitus; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Cuidados de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br