Acessibilidade / Reportar erro

Condições de trabalho da equipe de enfermagem em dispositivo de saúde mental

RESUMO

Objetivo:

Analisar como a equipe de enfermagem de um Centro de Atenção Psicossocial II relaciona sua inserção no serviço com o processo de trabalho.

Métodos:

Pesquisa descritiva, analítica, delineada como estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com profissionais de enfermagem e passaram pela análise de conteúdo subsidiada pela obra de Bardin.

Resultados:

Emergiram duas categorias temáticas: a) Formas de ingresso no serviço de enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial; b) Contratempos no cotidiano da enfermagem em Centro de Atenção Psicossocial.

Considerações finais:

O fato de os profissionais não terem planejado atuar na saúde mental nem disporem de preparação impacta consideravelmente o ritmo do desenvolvimento do cuidado psicossocial no Centro de Atenção Psicossocial, forçando-os a buscar capacitação na área após admissão. Desmotivada pelas condições de trabalho, a equipe de enfermagem sofre pela ausência de parceria interdisciplinar e desdobra-se para aproximar-se do cuidado psicossocial.

Descritores:
Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental; Equipe de Enfermagem; Serviços de Saúde Mental; Condições de Trabalho

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br