Acessibilidade / Reportar erro

Excesso Ponderal e fatores associados em mulheres adultas jovens escolares

RESUMO

Objetivo:

Analisar o Excesso Ponderal (EP) e os fatores associados em mulheres adultas jovens escolares de uma capital do Nordeste brasileiro.

Método:

Estudo analítico, quantitativo, realizado com 546 adultas jovens de 26 escolas de uma capital do Nordeste brasileiro. Após obtenção dos dados pela aplicação de questionário específico, utilizou-se a regressão logística hierarquizada para identificação das variáveis confundidoras e preditoras do EP.

Resultados:

A frequência de casos de EP nesse grupo foi de 36,6%. Na análise bivariada, o EP apresentou associação estatisticamente significativa com raça, situação conjugal, peso na infância e peso elevado na adolescência, EP na família e exposição ao álcool, número de filhos, e idade da menarca. No modelo final da regressão, o EP permaneceu associado com peso na infância e idade da menarca.

Conclusão:

Características relacionadas ao estado nutricional em fases anteriores da vida e questões ginecológicas estiveram associadas ao EP durante a fase adulta jovem da mulher.

Descritores:
Sobrepeso; Obesidade; Saúde da Mulher; Adulto Jovem; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br