Acessibilidade / Reportar erro

(Re)Construção do corpo de mulheres transgêneras: busca cotidiana de (in)satisfação e cuidado?

RESUMO

Objetivo:

Analisar a estrutura e os conteúdos das representações sociais de mulheres transgêneras sobre o corpo e práticas de modificação corporal adotadas.

Métodos:

Pesquisa realizada com 92 mulheres mediante a técnica Snowball. Os dados foram coletados com auxílio da técnica de evocação livre de palavras e processadas pelo software Evoc, que organizou os elementos centrais e periféricos.

Resultados:

A representação do corpo real abarca dois aspectos estruturantes: um relativo à necessidade de adequar/modificar a conformação corporal consoante o gênero autorreferido, por causa da insatisfação com o próprio corpo; o segundo revela a felicidade/satisfação considerando os resultados obtidos por meio das práticas de modificações/adequações corporais adotadas na transição.

Considerações finais:

O corpo se constitui como um objeto complexo e foi representado por elementos que reforçam a compreensão das modificações corporais como necessidades, com vistas à satisfação, realização pessoal e cuidados com o próprio corpo.

Descritores:
Pessoas Transgênero; Associação Livre; Corpo Humano; Enfermagem; Populações Vulneráveis.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br