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Uso da revisão integrativa nos cursos brasileiros de pósgraduação em enfermagem: estudo bibliométrico

RESUMO

Objetivos:

analisar a produção científica brasileira, na pós-graduação em enfermagem, que utilizou o método da revisão integrativa.

Métodos:

bibliometria, realizada no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em outubro de 2018.

Resultados:

foram localizadas 35 dissertações e 1 tese. A maior produção ocorreu na Universidade de São Paulo; a principal referência metodológica foi Mendes, Silveira e Galvão (2008); e, para coleta de dados, Ursi (2005). A base mais utilizada foi CINAHL; e as plataformas, LILACS e PubMed. O recorte temporal variou de 5 a 30 anos; e a amostra, entre 6 a 299 textos. Alguns estudos não citaram descritores, período de levantamento dos dados, critérios de exclusão nem recorte temporal.

Conclusões:

apesar da propagação de estudos de revisão integrativa, observa-se sua subvalorização na pós-graduação stricto sensu em enfermagem e fragilidades na execução do método, com ausência de elementos importantes.

Descritores:
Enfermagem; Revisão; Educação Superior; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Bibliometria

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