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Dificuldade de aprendizagem de crianças escolares: percepções dos profissionais da saúde e da educação

RESUMO

Objetivos:

conhecer as percepções dos profissionais da saúde e da educação acerca da dificuldade de aprendizagem de crianças da rede pública de ensino.

Métodos:

pesquisa qualitativa, do tipo ação participante, articulada ao Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Participaram 45 profissionais, por meio de entrevistas e um Círculo de Cultura Virtual. A análise desenvolveu-se na leitura cuidadosa, reflexão e interpretação dos temas destacados.

Resultados:

os profissionais dialogaram sobre a (in)visibilidade da dificuldade de aprendizagem, as estratégias e os recursos do setor educacional e a busca por resolutividade no setor saúde. Verificou-se que a produção das queixas relacionadas à aprendizagem escolar está atribuída predominantemente como problema individual da criança ou de sua família, isentando a instituição educacional desse processo.

Considerações Finais:

é premente maior investimento em políticas de formação e aperfeiçoamento dos profissionais para propiciar a articulação entre os setores, com vistas a superar modelos pedagógicos e de saúde ultrapassados.

Descritores:
Saúde da Criança; Serviços de Saúde Escolar; Baixo Rendimento Escolar; Deficiências da Aprendizagem; Atenção Primária à Saúde

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