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Efeitos da educação em saúde em idosos com comprometimento cognitivo leve

RESUMO

Objetivo:

Analisar o impacto da educação em saúde na cognição e nos sintomas depressivos e ansiosos em idosos com comprometimento cognitivo leve.

Método:

ensaio clínico randomizado e controlado. Amostra (n=22) composta por Grupo Educação em Saúde (GES) (n=10) e Grupo-Controle ativo (GC). Idosos procedentes de um ambulatório especializado foram avaliados durante cinco meses, em um total de 20 encontros, antes e após a intervenção intercalando aulas e dinâmicas. Para tanto, foram aplicados testes de cognição (Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised – ACER; Mini Exame do Estado Mental - MEEM) e avaliados sintomas depressivos, ansiosos (Escala de Beck) e queixa de memória (EQM). Na análise, utilizou-se o Test t de student para amostras pareadas.

Resultados:

O GES apresentou melhora na atenção/orientação (p= 0,026), memória (p=0,001), linguagem (p= 0,033) e no ACE-R (p= 0,003). Não houve melhora significativa no GC.

Conclusão:

destaca-se a importância da intervenção não farmacológica com esta clientela para amenizar déficits cognitivos.

Descritores:
Idoso; Cognição; Comprometimento Cognitivo Leve; Educação em Saúde, Gerontologia

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