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Objeto e ambiente virtual de aprendizagem: análise de conceito

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conceito de objeto e de ambiente virtual de aprendizagem na perspectiva evolucionária de Rodgers.

Método:

Estudo descritivo, de abordagem mista, realizado a partir das etapas propostas por Rodgers em seu modelo de análise conceitual. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2015 com a busca de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva simples e os conceitos pela análise lexicográfica com suporte do IRAMUTEQ.

Resultados:

A amostra é constituída de 161 estudos. O conceito de "ambiente virtual de aprendizagem" foi apresentado em 99 (61,5%) estudos, enquanto o de "objeto virtual de aprendizagem" em apenas 15 (9,3%).

Conclusão:

Concluiu-se que um ambiente virtual de aprendizagem reúne vários e diferentes tipos de objetos virtuais de aprendizagem em um contexto pedagógico comum.

Descritores:
Tecnologia Educacional; Materiais de Ensino; Formação de Conceito; Pesquisa; Tecnologia

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