Acessibilidade / Reportar erro

Validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Padrão Respiratório Ineficaz em crianças com cardiopatias congênitas

RESUMO

Objetivo:

Estimar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Padrão Respiratório Ineficaz em crianças com cardiopatias congênitas.

Métodos:

Estudo metodológico realizado em duas etapas: 1) revisão integrativa da literatura; 2) validade do conteúdo, com 23 enfermeiros. Utilizou-se instrumento contendo 10 fatores relacionados e 21 características definidoras para coleta de dados. Os juízes realizaram a análise com base no critério de relevância. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo diagnóstico, considerado válido se superior a 0,9 e se teste de Wilcoxon maior que 0,05.

Resultados:

A proposta final incorpora nove dos dez fatores causais. Deles, cinco não pertencem à lista da NANDA-I. Quanto às características definidoras, todas foram consideradas relevantes, e cinco não pertencem ao rol de sinais e sintomas da taxonomia NANDA-I.

Conclusão:

Os achados deste estudo incluem elementos específicos da população pediátrica com cardiopatia congênita que não estão presentes na estrutura do diagnóstico em estudo.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Estudos de Validação; Cardiopatias Congênitas

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br