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Adaptação cultural e validação de instrumento sobre habilidades de pensamento crítico em enfermagem

RESUMO

Objetivos:

realizar a validação do instrumento Nursing Critical Thinking in Clinical Practice Questionnaire quanto a aspectos culturais e propriedades métricas.

Métodos:

pesquisa metodológica, realizada por meio de adaptação transcultural, validade de face e conteúdo, validade de construto dimensional e de grupos conhecidos, confiabilidade teste-reteste e consistência interna. Participaram do estudo 511 enfermeiros de quatro hospitais, dos quais 54 participaram do reteste.

Resultados:

a validação do instrumento para o português brasileiro manteve as equivalências, conforme versão original. A validade dimensional demonstrou ajuste à estrutura tetrafatorial da versão original (GFI=0,69). Observaram-se diferenças estatisticamente significativas de habilidades do pensamento crítico entre enfermeiros com pós-graduação e que realizaram capacitações, com leitura de artigos, desenvolvimento de pesquisas e atuação em instituição com maior tempo de implantação do Processo de Enfermagem. Instrumento apresentou estabilidade temporal (CCI=073-0,84; p<0,001) e adequada consistência interna (α=0,97).

Conclusões:

instrumento se mostrou válido e confiável para população estudada.

Descritores:
Enfermagem; Pensamento; Processo de Enfermagem; Estudo de Validação; Análise Fatorial

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