Acessibilidade / Reportar erro

Redes de apoio social às mulheres em situação de violência por parceiro íntimo

RESUMO

Objetivos:

analisar as possibilidades de suporte que a rede de apoio social oferece às mulheres em situação de violência por parceiro íntimo.

Métodos:

pesquisa qualitativa, ancorada no referencial de rede social de Sanicola. Participaram 21 mulheres atendidas em um serviço especializado de assistência social de Porto Velho-Rondônia, Brasil, que responderam à entrevista semiestruturada.

Resultados:

a análise dos mapas de redes mostrou que a rede de apoio social secundária mobilizada teve um caráter central na vida da mulher em situação de violência. Essas mulheres buscaram a rede secundária de terceiro setor, as igrejas, das quais receberam suporte emocional-afetivo e espiritual.

Considerações Finais:

a compreensão da configuração da rede social e do tipo de apoio ofertado pode contribuir para a melhoria do cuidado à mulher e fortalecimento dos laços interpessoais e institucionais que auxiliam na busca do rompimento da situação de violência.

Descritores:
Apoio Social; Enfermagem; Mulheres; Saúde da Mulher; Violência por Parceiro Íntimo

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br