Acessibilidade / Reportar erro

Letramento em saúde para pessoas com HIV/Aids: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido por pesquisas sobre o letramento em saúde de pessoas com HIV/Aids.

Método:

uma revisão integrativa da literatura, utilizando seis bancos de dados, foi desenvolvida entre janeiro e abril de 2014. Os descritores Aids e Letramento em Saúde foram utilizados, em Português, Inglês e Espanhol. Um total de 130 artigos foram encontrados e 14 foram selecionados. Três categorias foram identificadas: tecnologias educacionais e letramento em saúde sobre HIV/Aids; avaliação do letramento em saúde de pacientes com HIV/Aids; e letramento em saúdee adesão ao tratamento antirretroviral.

Resultados:

a análise do letramento em saúde, status socioeconômico e nível educacional de pessoas com HIV/Aids foi essencial para a implementação de estratégias educacionais que aumentaram a adesão às orientações de saúde.

Conclusão:

este estudo mostrou a importância do letramento em saúde no trabalho com pessoas com HIV/Aids, principalmente considerando indivíduos que não possuem as condições mínimas necessárias para sobrevivência, o que promove e torna a pesquisa do tema relevante.

Descritores:
HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Promoção da Saúde; Enfermagem; Educação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br