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Efetividade de intervenções educacionais na prevenção das infecções respiratórias: revisão sistemática e metanálise

RESUMO

Objetivos:

evidenciar a efetividade das intervenções educacionais no conhecimento, atitude e prática para a prevenção de infecções respiratórias em adultos e idosos.

Métodos:

revisão sistemática, realizada em 11 bases de dados. Selecionaram-se estudos primários, sem restrição de idiomas e de recorte temporal, do tipo ensaio clínico randomizado, não randomizado e antes e depois. O risco de viés foi avaliado por dois pesquisadores independentes, e a qualidade metodológica foi gerada pelo Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation.

Resultados:

a efetividade da intervenção foi evidenciada em sete estudos. Os resultados da metanálise de efeitos aleatórios mostram que existe diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre prevenção de doenças respiratórias, com OR de 2,82 (IC95% 1,70 a 4,69) para a ocorrência de eventos representados por melhora de conhecimento.

Conclusões:

a maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais, a qual foi determinada por meio do inquérito Conhecimento, Atitude e Prática.

Descritores:
Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções; Doenças Respiratórias; Educação em Saúde; Prevenção de Doenças; Revisão Sistemática

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