Acessibilidade / Reportar erro

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem Síndrome do Idoso Frágil

RESUMO

Objetivo:

validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem da NANDA-I Síndrome do Idoso Frágil em idosos hospitalizados.

Método:

estudo metodológico, direcionado pelo instrumento STROBE, com a participação de 40 idosos internados em um hospital-escola na Paraíba, Brasil. Adotou-se a última fase do Modelo de Validação de Diagnóstico de Enfermagem de Hoskins: validação clínica. Os dados foram coletados de agosto a dezembro de 2018 e analisados por estatística descritiva de natureza univariada, sendo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do referido hospital.

Resultados:

foram validados nove características definidoras; sete fatores de risco; seis populações em risco e duas condições associadas.

Conclusão:

a validação do diagnóstico de enfermagem Síndrome do Idoso Frágil em nosso contexto sociocultural foi considerada apropriada. Trata-se de uma etapa importante tanto para o desenvolvimento de um pensamento crítico que fundamenta a tomada de decisão dos enfermeiros no cuidado ao idoso frágil como para a prática profissional.

Descritores:
Enfermagem; Estudo de Validação; Diagnóstico de Enfermagem; Idoso Fragilizado; Síndrome

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br